sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Edimburgo, a cidade que conta o nascimento do Harry Potter.

Lembro que no fim da minha adolescência, o mundo da literatura contemporânea viu surgir algo avassalador, que contagiava milhares de pessoas do mundo inteiro, fossem crianças, jovens ou adultos, surgia alí uma das mais famosas sagas que o planeta já viu, Harry Potter. As histórias de um bruxo contadas pela autora J.K. Rowling. Acho que na época eu era um desses “alienados” que não dava a mínima importância para tal fenômeno, algo que durou até os meus 25 anos, depois de ler o primeiro livro, ainda sem ter visto um filme sequer, eu, literalmente, não conseguia parar de ler, me tornei um fã incondicional. Alguns anos mais tarde, quando comecei a viajar por aí, sempre que podia ia à caça de algo que me fizesse relembrar e conhecer um pouco mais sobre os bastidores para a criação dos livros e filmes do algoz de Lord Voldemort.
Noite em Edimburgo, mas bem que podia ser Hogwarts.
Edimburgo vista do alto do Calton Hill
Cheguei a Edimburgo vindo de um voo com a Brussels Airlines, era a primeira vez na classe executiva e não sabia que estava na mesma até o voo ser finalizado, coisas de marinheiro de primeira viagem rsrs. Durante o planejamento dessa viagem já tinha ideia de que ir à Escócia seria meio contramão, o roteiro ficaria extenso e muito corrido, para aliviar, peguei uns trechos de avião, valeu muito a pena, pois fazer o tour do Harry Potter em Edimburgo era algo que eu queria bastante. Como iria ficar três dias na cidade, sendo que um já havia sido prejudicado com o deslocamento, decidi conhecer mais da cidade no segundo dia e fazer o tour no terceiro.
Pelas ruas de Edimburgo no cair da noite
Estar em Edimburgo é como ser transportado para um filme da era medieval com a modernidade contrastando com todo essa clima, ou seja, é uma sensação maravilhosa é poder se perder por um mundo surreal, de pessoas simpáticas e um friozinho que insiste em prevalecer, mesmo em pleno mês de julho. Como meu hotel ficava próximo de Old Town, comecei a visita por lá, andando pelas ruas, verdadeiras obras de arte, aliando modernidade e a aquele clima medieval que já citei, andei bastante pela High Street, uma das mais famosas nessa parte da cidade, nela está a St. Gilles Cathedral ou Catedral de Santo Egídio, padroeiro da cidade e que tem sido local de culto cristão por mais de novecentos anos, além de ser considerada Igreja Matriz do Presbiterianismo. Bem em frente a catedral está a estátua em homenagem ao Duke de Buccleuch e em todo o entorno dessa área ficam os prédios do parlamento e muitos outros monumentos. É uma região muito boa de ser visitada e andar sem roteiro também pode ser algo muito proveitoso.
Old Town Edimburgo
High Street
Pelas ruas de Edimburgo
St. Gilles Cathedral 
Duke de Buccleuch
Termine sua caminhada na direção do Castelo de Edimburgo, segunda atração turística mais visitada da Escócia, recebendo mais de um milhão de pessoas toda ano, o mesmo fica no alto de uma montanha (Castle Rock) o que deixa a vista de lá muito bacana, apesar de ter outros locais na cidade com uma vista muito boa também. Se for de seu interesse visitá-lo por dentro, compre os tickets com antecedência pela internet para evitar filas, se sua visita for por fora, suba até o local mais elevado possível e aprecie tudo  do alto. Saindo do castelo contorne-o pela parte de baixo, beirando o Castle Rock, sempe no sentido da direita, nessa região você poderá ver uma área muito agradável, de muito verde. Um pouco mais na frente vai encontrar o Jardim da Rua da Princesa, área com uma grande quantidade de monumentos, além de muitas flores, cafés e restaurantes, lugar ideal de uma parada pro almoço.
Subida para o Castelo de Edimburgo
Subida para o Castelo de Edimburgo
Castle Rock - Castelo de Edimburgo
Área nos arredores do Castelo de Edimburgo
Região do Jardim da Rua da Princesa
Castle Rock - Castelo de Edimburgo
No período da tarde, dedique sua visita a New Town, que fica algumas quadras acima, no sentido norte, partindo dos arredores do castelo. Essa é a parte mais nova da cidade e de igual beleza, uma região planejada, que intercala suas casas com áreas verdes, praças e parques bem agradáveis, na verdade, a cidade inteira é extremamente agradável e não à toa declarada Patrimônio Cultural da Unesco. Me recordo que enquanto fazia meus passeios em Edimburgo, muitas pessoas se ofereciam para ajudar quanto a informações, todas as vezes que parava para olhar o mapa, algum escocês perguntava se não podia ajudar, um povo simpático e prestativo demais.
New Town Edimburgo
Pelas ruas de New Town 
Arredores de New Town em Edimburgo
Tente finalizar o passeio por New Town, na parte leste de Edimburgo, pois de lá fica fácil ir caminhando até o Calton Hill, colina localizada no centro da cidade e com acesso gratuito. Apesar da caminhada e subida um pouco puxada, o esforço vale muito a pena para estar perto de alguns dos momumentos mais famosos da cidade e que é possível de se ver ainda das ruas nos seus arredores, como é o caso do Monumento Nacional da Escócia, Monumento de Dugald Stewart e o Monumento de Nelson, que em conjunto deixam o topo dessa colina com um visual maravilhoso, além de um lugar tranquilo de uma vista muito bonita da cidade, ideal para encerrar um dia de passeio por essa fantástica cidade.
Do alto do Calton Hill 
Monumento Nacional da Escócia
Monumento de Nelson
Monumento Nacional da Escócia e Monumento de Nelson
Do alto do Calton Hill, parlamento ao fundo 
Edimburgo vista do Calton Hill 
Monumento de Dugald Stewart
Dia seguinte, era enfim o momento mais aguardado, era o Harry Potter's day tour. Não pesquisei para saber se na cidade tinha alguma agência que fazia esse passeio, até por que, deveria custar muitas libras e eu não estava afim de gastá-las, ainda tinha muito do Reino Unido pela frente para se ver, como já sabia todas as informações que precisava e tudo marcadinho no mapa, fui eu de mapa em punho e muita coragem para andar mais uma vez pelas ruas históricas de Edimburgo.
Como a autora morou durante anos em Edimburgo a atmosfera medieval da cidade serviu de enorme inspiração para a criação da série, espalhados por toda a parte estão os muitos "pontos" que automaticamente remetem o visitante ao mundo mágico de Harry Potter. Comecei pelo café The Elephant House, que fica na esquina da George IV Bridge com a Merchant Street, local de nascimento das histórias do bruxo de J.K. Rowling, aqui ela teve sua inspiração inicial para as histórias como também escreveu parte delas, na frente do café tem alguns dizeres fazendo menção ao possível local de “nascimento” do personagem que arrebatou o coração de todos.
Cafe The Elephant House
Segunda parada foi na George Heriot's School, que tem seu acesso pela Heriot Place ou pelos fundos do cemitério Greyfriars Kirk, trata-se de uma tradicional escola de Edimburgo que antigamente era somente para pessoas MUITO ricas. A mesma era dividida em "quatro casas" diferentes, servindo como inspiração para a criação de Grifinória, Sonserina, Courvinal e Lufa Lufa, assim como para a criação da escola de magia de Hogwarts pela a autora.
George Heriot's School - primórdios de Hogwarts
Terceira parada foi no cemitério citado acima. Reconhecem o sobrenome da primeira foto abaixo? Isso mesmo, o nome de Minerva McGonagal, diretora da casa de Grifinória, foi retirado de um poeta escocês (William McGonagall) que hoje está morto e jaz no Cemitério Greyfriars Kirk, daí o sotaque escocês da professora, braço direito de Alvo Dumbledore, nos filmes da série. Além disso, o cemitério serviu de inspiração para muitas passagens dos livros, como o ressurgimento do lord das trevas no final do "Cálice de Fogo", além do que, muitos outros nomes também saíram daqui, o de Tom Riddle ou Voldemort foi um deles. O cemitério é tão sinistro e verossímil aos contos dos livros e filmes que por vezes dá pra pensar que você vai ouvir: "Avada Kedavra".
Jazigos do Cemitério Greyfriars Kirk
Cemitério Greyfriars Kirk
Esperando o Tom em Greyfriars Kirk
Quarta parada, bem vindo ao Beco Diagonal. Foi passando por esse pedaço da cidade (Victoria Street), muitas vezes ao dia, que J.K. teve inspiração para criar o local de compras mais famoso do mundo dos bruxos.
Victoria Street - para mim "Diagon Alley" 
Beco Diagonal nos dias de hoje rs
             Para encerrar o tour, a última parada foi na Câmara Secreta, monumento que fica ao lado da Saint Gilles Cathedral, no centro histórico de Edimburgo e que na série do bruxo serviu como passagem para uma cilada de Malfoy a Potter, levando-o, mesmo sem saber, a destruir uma das primeiras horcruxes de Voldemort (o diário de Tom Riddle). Sem sombra de dúvida, andar por Edimburgo é caminhar nas "páginas vivas" dos livros de J.K. Rowling, impossível não se sentir parte de tudo.
Harry Potter e a Câmara Secreta
The Chamber of Secrets
          Até o próximo post!! Rumo à velha Londres. 

Acompanhe nosso facebook: Aleh Vieira

Siga também nosso instagram: @namochiladealeh

 Adicione nosso snapchat: namochiladealeh

    E deixe seus comentários abaixo, ajude a construir nossa página...

Nenhum comentário:

Postar um comentário