domingo, 12 de abril de 2015

Os segredos para viajar cada vez mais e gastar cada vez menos

         De uns tempos para cá uma das perguntas que mais tenho ouvido é: qual o segredo para viajar tanto? Confesso que muitas vezes a pergunta é meio embaraçosa, visto que não tem uma resposta para se dar, talvez muitos perguntem de forma retórica, sem esperar na verdade um resposta. Depois, comecei a pensar um pouco mais sobre o assunto e percebi que tem algumas atitudes e conhecimentos que uma pessoa que viaja com mais frequência, inconscientemente acaba adquirindo.
E aí, vai para onde?! - foto: divulgação
       Em menos de 5 anos estive em 45 países, em quase todos os continentes, com exceção da Oceania, que irie no final deste ano (Austrália e Nova Zelândia) e da Antártida, sonho antigo de consumo. Quando comecei a viajar e descobri que gostava mesmo de fazê-lo, estipulei como meta que queria conhecer 50 países até os 50 anos de idade, em vias de completar 33 anos em fevereiro de 2018, chegarei nesta meta, pois no Carnaval, estarei atingido a marca do 50º país visitado ao chegar no Equador, mais precisamente em Galápagos, local que sempre fui louco para conhecer. Gostaria de estipular uma nova meta, quem sabe conhecer 100 países até os 50 anos, mas sei que a partir de agora será ainda mais difícil, visto que muitos países são bem difíceis de serem visitados por inúmeros fatores, mas o desejo é grande.
Diante de todo esse retrospecto, comecei a comparar o “viajante” inexperiente do começo de 2013 para o viajante de hoje, percebi sem dúvida que muita coisa mudou, desde o planejamento da viagem com custos, medidas preventivas, até certos “macetes” que podem salvar uma boa grana durante uma viagem, e são esses “segredos” que pretendo contar brevemente neste post.
45 países tatuados no mapa
Milhas, companhias aéreas e alianças internacionais

      Dica nº 1 - nunca mais ignore os pontos do seu cartão de crédito ou dos programas de fidelidade que existem aos montes por aí, muita gente pensa que eles não valem nada e que juntar muitos pontos para trocar por algo que vale a pena é uma tarefa muito difícil, ou quando conseguem, acabam trocando por algum produto de eletrônico ou eletrodoméstico, meu coração chega a cortar quando penso nisso. Na verdade esses pontos valem muito mais que produtos, eles valem milhas, eles valem passagens aéreas, viagens inesquecíveis. Procure concentrar seus gastos em um só cartão para que você consiga o maior número de pontos possíveis, com um bom planejamento financeiro você pode quase abolir dinheiro em espécie e começar a usar o cartão para quase todos os seus pagamentos, hoje, raramente tenho dinheiro em cash, do banco ele sai todo para pagar os boletos e faturas de cartões de créditos.
Print do meu programa do Latam/Multiplus
        Dica nº 2 - faça o seu cadastro gratuito em todos os programas de fidelidade das companhias aéreas nacionais, seja no Smiles da Gol, Multiplus/Fidelidade da Latam, Tudo Azul da Azul e Amigo da Avianca. Muitas vezes um simples cadastro já pode render algumas milhas ao participante, afinal de contas, nunca se sabe quando você vai precisar fazer aquela viagem inesperada em uma dessas companhias ou em companhias parceiras e poder acumular milhas com o seu voo, nesse caso, é uma viagem gerando outra viagem futura.
Programas de fidelidade nacionais - foto: divulgação
          A Latam faz parte de uma aliança global chamada de One World onde possui parceria com inúmeras companhias como é o caso da Britânica British Airways, a espanhola Iberia, a Chilena Lan, a japonesa Jal, a australiana Qantas e muitas outras. Logo, em qualquer uma dessas companhias que você voar, vai poder acumular suas milhas no programa da Latam, além disso, pode emitir passagens com milhas para todas as companhias membro dessa aliança.
Companhias membro da One World - foto: divulgação
          Já a Gol não faz parte de nenhuma aliança internacional, no entanto tem alguns acordos com boas companhias, como é o caso da francesa Air France, a holandesa KLM, a portuguesa TAP, a argentina Aerolíneas e três das melhores companhias do mundo sediadas no oriente médio, trata-se da Emirates, Qatar Airways e a Etihad Airways. Nesse caso a mesma regra se aplica, podendo acumular milhas no Smiles com voos nessas companhias e emitir passagens com milhas para essas mesmas companhias.

Companhias parceiras da Gol e Smiles - foto: divulgação
           Dica nº 3 - a maioria dos programas de fidelidade tem um cartão de crédito específico que ajuda muito na hora de receber pontos e milhas em dobro, o Smiles tem uma parceria com o Banco do Brasil e o Bradesco que emitem o Cartão Smiles Internacional, Gold ou o melhor de todos, o Platinum. Com este último você recebe no ato da aquisição do cartão dez mil milhas e sempre que renovar a anuidade mais três mil milhas extras. Além de conseguir 2 milhas a cada Dólar gasto em compras e pagamentos, prioridade no check-in e embarque, gratuidade no excesso de bagagem e pode utilizar a sala vip em Guarulhos quando estiver em voo internacional com a Gol ou suas parceiras. Tem direito ainda a utilizar as salas vips domésticas em Guarulhos (SP) e no Galeão (RJ) sempre que estiver voando Gol, além de poder levar um acompanhante. Mas tudo isso tem um preço salgado de anuidade cerca de R$400,00 parcelados em seis vezes e sem oportunidade de negociação desse valor como em outros cartões de crédito. Na minha opinião, vale muito a pena se você pretende viajar um pouco mais, às vezes vale a pena experimentar só pelo primeiro ano, onde você já ganha dez mil milhas e fica muito perto de uma viagem, julgo uma boa estratégia e comparando com outros cartões platinum, essa anuidade é bem razoável para tantos benefícios. Veja mais abaixo outras vantagens de possuir um cartão platinum.
Vip Lounge doméstico da Gol em Guarulhos
Vip Lounge doméstico da Gol em Guarulhos
Vip Lounge internacional da Gol em Guarulhos
Vip Lounge internacional da Gol em Guarulhos
         Já a Latam tem parceria com o Itaú que emite o Latam/Fidelidade Itaucard nas versões Nacional, Internacional, Gold e Platinum, com este último você recebe no ato da aquisição do cartão cinco mil milhas. Consegue 1,5 milhas a cada Dólar gasto em compras e pagamentos, prioridade no check-in e embarque, parcelamento em 10 vezes no site da Latam, além de muitas outras vantagens com parceiros de aluguel de carros e estacionamento. O valor da anuidade fica em torno de R$450,00 parcelados em oito vezes, Na minha opinião, este também vale a pena, até porque as opções de milhas da Tam com outras companhias aéreas são bem maiores que da Gol, mas os valores de resgate para certos voos são meio absurdos, em determinados momentos alguns voos na América do Sul saem por10 mil milhas o trecho e em outros por 40 mil milhas. Mas para quem consegue bancar duas anuidades desses cartões o legal mesmo seria ter ambos.
No ano passado a Multiplus, empresa parceira da Latam e que até certo ponto administra suas milhas, resolveu lançar seu cartão próprio, também em parceria com o Itaú, dentre estes o que mais chamou a atenção foi o cartão Multiplus Itaucard Black, com uma taxa de anuidade nada suave, mas para essa primeira leva o multiples estava premiando alguns clientes para receber o cartão com a primeira anuidade gratuita. Alguns dias depois que me inscrevi, veio a resposta favorável, foi a chance de ter um cartão com um super limite para compras, além de oportunidade de receber 2,5 pontos por dólar gasto, sendo que já rolou no mês de julho uma promoção para 3,0 pontos por dólar em época de férias, além de mês passado ter sido oferecido 50% a mais do valor das milhas que você conseguisse juntar no referido mês. Além disso, acesso à sala vip da Master Card no aeroporto de Guarulhos, acesso facilitado a milhares de salas vip pelo mundo afora através do Lounge Key (para isso paga-se uma taxa de U$27,00), desconto de 30% na compra de pontos multiplus, prioridade no check-in e embarque nos voos Latam, embora muitos funcionários da própria Latam ainda não saibam disso, fato lamentável e uma série de outras vantagens que só um cartão black pode lhe dar. Quem tiver a oportunidade, sugiro tentar, pelo menos enquanto a anuidade é gratuita ou tem um desconto especial. 
Cartão Mastercard Black/Multiplus
Cartão de crédito Tam Fidelidade - foto: divulgação
       A Azul é outra empresa que tem esse tipo cartão de crédito para o seu programa, o Tudo Azul, em parceria também com o Itaú, emitindo os cartões nas versões Internacional, Gold e Platinum, com benefícios muito parecidos com o da Latam, mas como a empresa não tem uma grande malha aérea internacional (voos somente para os Estados Unidos) e não faz parte ainda de nenhuma aliança de companhias o acesso ao resgate das milhas fica mais restrito aos voos nacionais, talvez em breve o programa se torne mais atrativo, visto que a companhia é uma das melhores do país de acordo com a satisfação dos clientes e tem se estruturado para manter esse status.
Cartão de crédito Tudo Azul - foto: divulgação
      Apenas um adendo quanto a essa questão dos cartões com parcerias das empresas administradoras de milhas, os pontos adquiridos vão direto para os respectivos programas de fidelidade e lá vão sendo acumulados e no geral possuem uma validade de 2 anos. Para os cartões de crédito "normal", você acaba acumulando pontos no banco que administra seu cartão e quando deseja converté-los em milhas você solicita esse serviço ao banco, nesse caso duas vantagens são adquiridas. Primeiro, quando suas milhas são acumuladas no banco do seu cartão, elas também tem validade de dois anos em média, assim que você pede para transferir para o programa de milhagem, essa validade se "renova" por mais dois anos, ou seja, você tem aí 4 anos no total para a validade de seus valiosos pontos, coisa que não acontece quando seu cartão já é atrelado a algum programa de fidelidade, como é o caso dos que citei acima. Segundo, volta e meia tem promoções de transferências de pontos, as empresas de milhas oferecem percentuais de bonificação para aqueles que no período estipulado fizerem uma transferência de seus pontos para os programas de milhas, já cheguei a conseguir 100% de bônus com promoções de todas as empresas de milhas, outra vantagem perdida quando opto pelos cartões que citei agora pouco. Mesmo diante de tudo isso, ainda não penso em desfazer dos cartões que possuo e que mandam minhas milhas direto para as empresas de milhas, veja de acordo com sua necessidade se vale a pena ou não.
Promoção para transferencia de pontos do cartão de crédito - foto: divulgação
     Dica nº 4 - a gasolina tem subido de preço cada vez mais não é?! E como deixar de abastecer o carro é impossível, melhor coisa é podermos retirar todos os benefícios com a compra da “gasolina nossa de cada posto”, pois bem, existem também programas de fidelidade nos postos de gasolina, os da Petrobras tem o Premmia que te fornece pontos de acordo com o seu gasto, já nos postos Ipiranga tem o Quilômetros de Vantagens que procede da mesma forma. Faça seu cadastro nos dois programas com seu CPF, escolha o seu posto preferido no site pois assim você acumula pontos em dobro toda vez que abastecer neles e informar seu CPF e vá acumulando pontos para trocar por produtos ou transferir como milhas para seu programa de fidelidade desejado, o Premmia tem parceria com o Smiles e Tudo Azul, este último sempre tem feito promoções para transferencia dos pontos para milhas Tudo Azul. Já o Quilômetros de Vantagens tem parceria com a Multiplus, onde você pega seus pontos e transfere para o Multiplus pagando uma taxa, à primeira vista não parece ser uma boa ideia, mas a depender do valor das passagens em dinheiro, fica muito melhor converter seus pontos em milhas, pagar a taxa de transferencia e emitir sua passagem, para voos em classe executiva para o exterior isso vai super bem, visto que por vezes podemos pagar o equivalente a 20% do valor da passagem caso ela fosse comprada com dinheiro.
Programa Premmia - foto: divulgação
Programa Km de vantagens- foto: divulgação
          Dica nº 5 - atualmente, a maioria dos programas de fidelidade das companhias aéreas e não aéreas trabalham com esquema de clubes, tipo Clube Smiles, Clube Tudo Azul, Clube Livelo e por aí vai. Nesse caso você paga uma taxa mensal e ganha milhas todo mês, hoje em dia os pacotes são das mais diversas formas, existem aqueles que te premiam com 1.000 milhas mensais, outros 5.000 e até alguns de 10.000 sendo que muitas vezes fazem promoções arrojadas para atrair os clientes, como por exemplo, dando pontuação dobrada nos primeiros meses para aqueles que aderem ao plano, além de outros benefícios. Uma análise mais superficial faz com que pensemos que isso é uma maravilha, visto que você consegue comprar milhas que dificilmente conseguiria de outra forma, porém todo esse comércio de milhas e monetização das mesmas acaba fazendo com que as empresas elevem as taxas de resgates das passagens. O Smiles adora fazer isso, "doa" milhares de milhas, mas vira e mexe coloca preços estratosféricos para resgate com essas mesmas milhas que ela generosamente cedeu frente a alguns trocados.
Por outro lado, a depender da sua necessidade e da companhia aérea que mais utiliza, ter um ou outro clube desse pode valer a pena, visto que consegue juntar mais milhas e aproveitar as possíveis promoções de resgate que muitas vezes acontece. Como tenho cartão platinum do Smiles, acabo por manter meu clube nessa empresa, pago R$42,00 mensais e recebo 1.000 milhas, mas já estive no Clube 5.000 pagando R$150,00 mensais, para mim foi vantajoso visto que emiti muitas passagens em executiva, conto mais detalhes em outro post. Tenho também o Clube do Tudo Azul, pago R$35,00 mensais e recebo as mesmas 1.000 milhas, gostaria muito de ser do plano de 10.000 por R$275,00 e pular para status safira do plano que me daria algumas vantagens, mas infelizmente minha condição financeira não permite, esse seria o mais viável para mim, pois da minha cidade é a única companhia aérea que opera.
Tarifas do programa Clube Tudo Azul- foto: divulgação
Ou seja, cada um com seu cada um, cada qual com seu cada qual, estude um pouco mais e veja qual a melhor opção para você. Lembre-se também que a maioria das empresas de milhas te permite comprar pontos avulsos em lotes de 1.000, pagando na maioria das vezes R$70,00 por eles, em épocas de promoção você consegue a mesma quantidade por até R$28,00 é bom ficar atento. Com exceção do Amigo Avianca, todos os programas permitem esse comércio, assim como permitem também a transferência de pontos de um cliente para outro, pagando em média R$50,00 no Smiles e R$40,00 no Tudo Azul e Multiplus Fidelidade, bom ficar atento a essas possibilidades e possíveis promoções de transferência também, talvez seja hora de cadastrar todos os familiares nos programas de pontos e milhas, faço desde sempre e recomendo.
Promoção para transferencia de milhas entre contas- foto: divulgação
          Dica nº 6 - o Fidelidade/Multiplus também te permite ganhar milhas quando você faz compra em algumas lojas virtuais, o Tudo Azul e Smiles também, mas geralmente as melhores ofertas são do Fidelidade/Multiplus, principalmente com o parceiro Ponto Frio, já peguei épocas onde cada real gasto na loja virtual valia 10 milhas. Eu fico sempre de olho e anoto tudo que estou precisando comprar, na hora que sai a promoção com os pontos superfaturados eu aproveito e compro tudo recebendo muitas milhas depois. Para acelerar esse processo, vá fazendo pesquisa com toda a família do que eles estão precisando, anote tudo e quando sair a promoção aproveite para multiplicar suas milhas comprando os produtos da família toda, como em minha casa as pessoas não são doentes por viagens como eu, acabo papando as milhas de todo mundo. Já cheguei ao ponto de conseguir 29.000 milhas em uma super promoção do Magazine Luiza, onde estavam ofertando 15 pontos para cada real gasto e fiz uma compra para meus familiares de R$1.900,00 ou seja, não gastei um tostão por um caminhão de milhas rsrs.
Parceria entre o Ponto Frio e a Multiplus/Fidelidade - foto: divulgação
Cartões de crédito e moeda estrangeira

        Dica nº 7 - sempre que for fazer uma viagem internacional procure pagar a compra da passagem aérea com o seu cartão de crédito platinum, pois o mesmo te fornece o seguro viagem gratuito, dessa forma você economiza uma grana também. Basta ligar para a bandeira do cartão, ou para a central administradora que eles te passam o telefone da bandeira, e dizer que comprou a passagem com o cartão deles e que gostaria de ter o benefício do seguro, prontamente eles te passam a cobertura que você tem direito e os telefones para ligar em caso de necessitar acionar o seguro. A empresa do cartão de crédito fornece inclusive a Carta Schengen para você entrar nos países da União Europeia, requisito obrigatório nesses locais, sem cobrar absolutamente nada.
Integrantes da União Europeia - foto: divulgação
          Só para citar um exemplo rápido, na última vez que estive no Japão comprei minha passagem com um cartão nacional que me permitia parcelar em 10 vezes o valor, em detrimento do meu cartão platinum que só fazia em 5 vezes, na hora de viajar precisei adquirir o seguro viagem que me custou mais de R$350,00. Resultado: nunca mais utilizo meu cartão nacional para compra de voos internacionais, até por que, seguro viagem tem que ser levado em consideração, os custos com médicos em alguns locais são absurdos e nunca se sabe o que te espera lá fora. 
Fazendo uma análise mais profunda nesse quesito, se você pensa em fazer pelo menos uma viagem internacional por ano, vale a pena gastar aqueles valores que citei acima com anuidade de um cartão. Haja visto que o direito que você tem ao conseguir o seguro viagem gratuitamente já justifica e abona o que você paga para utilizar um bom cartão, como é o caso do platinum, durante um ano e com ele ganhar muitas milhas e ter todos os outros benefícios, acho super válido e sempre recomendo.
Pela Terra do Sol Nascente - Janeiro/2015
        Dica nº 8 - Depois que a antiga presidenta do país nos fez o favor de aumentar o IOF de 0.38% para 6.38% em quase todas as movimentações com moeda estrangeira, tentando evitar assim o maior fluxo de gastos dos brasileiros no exterior, para compensar a falta de gastos dentro do país, ficou mais viável a utilização do cartão de crédito no exterior, em detrimento do cartão pré pago (VTM) e dos saques bancários em outro país. Afinal de contas, já que o imposto é o mesmo, e não tem como fugir dele, fica melhor pagá-lo e receber milhas em troca, sendo assim, sempre que puder, pague com o cartão de crédito no exterior e ganhe milhas no Brasil. Mas tome cuidado com a administradora do seu cartão, só para comparar, fiz compras no exterior com meu cartão do Banco do Brasil e do Santander, quando a fatura fechou eu percebi que a cotação do Santander era absurdamente mais alta que a do Banco do Brasil, resultado: Cartão Santander fora do país só em caso de extrema urgência, em compensação, vamos abusar do BB. 
Ps. Itaú também tem cotações razoáveis.
Cartões BB - foto: divulgação
          Dica nº 09 - Um inconveniente para uso do cartão fora do pais é quanto a oscilação do Dólar, como todas as compras são convertidas para a moeda americana, podemos às vezes pagar um valor muito alto se a moeda subir muito entre o dia que fazemos a compra e a data que a fatura fecha, pois o que vale é a cotação na data em que for fechada a fatura e posteriormente a data de seu pagamento efetivo. No entanto, se o Dólar baixar, coisa muito difícil de acontecer hoje em dia, você sai no lucro. Para quem não quer correr esse risco, uma saída é comprar moeda em espécie aqui no Brasil, que supostamente não tem IOF cobrado e levar na viagem. Em outros casos, uma alternativa mais vantajosa é o saque de sua conta corrente em moeda local nos caixas ATM já no exterior, costumo utilizar muito e sempre dá certo, como tenho conta em mais de um banco eu testei alguns e percebi que os bancos de Cooperativa, tipo Sicoob e Unicred (que faço uso) possuem uma taxa de conversão muito boa e mesmo pagando os 6,38% de IOF a cotação fica até melhor que comprando moeda em espécie no Brasil. Outra vantagem nesse serviço é que a cotação levada em consideração é aquela da data em que você fez o saque, sem sofrer oscilações como no caso do cartão de crédito. Quer saber um pouco mais sobre saques em moeda estrangeira leia este artigo do blog Melhores Destinos
Caixa ATM que usei na Cidade do México
Acomodações: hotéis, hostels e apartamentos

          Dica nº 10 - depois de tudo pronto é hora de escolher as acomodações da viagem, para isso também tem algumas estratégias que valem a pena levar em consideração, primeiro: dê preferência aos hostels se você estiver viajando sozinho ou com companheiros que topam qualquer parada, não que os hostels sejam locais ruins, mas não são tão confortáveis quanto os hotéis normais. Muitas das vezes seu quarto é compartilhado com pessoas que você não conhece (quer coisa melhor em uma viagem que conhecer pessoas do mundo todo!?), você tem direito a uma cama e uma armário com tranca para guardar suas coisas, o banheiro em geral é compartilhado, mas os valores são bem menores que nos hotéis convencionais, sem contar que na maioria dos hostels você tem uma cozinha onde pode preparar refeições e salvar mais uma grana por não ter que ir a restaurantes todos os dias.
          Mas se você for em um grupo maior talvez seja melhor alugar um hotel convencional ou até mesmo um apartamento, com eles você pagaria um valor menor, visto que dividiria com mais pessoas, além de ter acesso, em alguns casos, a uma cozinha mais completa e privada podendo preparar mais refeições e economizar para os passeios e eventos. Muitas vezes vale a pena até pagar as diárias sem o café da manhã incluso, ir no supermercado no primeiro dia e preparar seu estoque para todo o período da viagem. O site Airbnb é especializado em aluguéis de apartamentos e casas para períodos maiores (cerca de cinco dias no mínimo).
Pela Rússia, estadia em hotel convencional - Fevereiro/2017
            Dica nº 11 - outra dica boa é sempre comparar os preços de hotéis pelo Trip Advisor ou Trivago que te dá um geral de todos os sites de locações, daí você escolhe o que tem o preço melhor, ou as melhores vantagens. Por exemplo, eu sempre que posso e o preço permite opto pelo site Hoteis.com nele você consegue parcelar a maioria das diárias em 12 vezes sem juros no cartão (que gera milhas), muitas vezes consigo diárias com cancelamento ou modificações de data gratuitas e o melhor de tudo, a cada 10 diárias locadas com eles você tem direito a uma grátis, acho esse o melhor programa de fidelidade em aluguel de hotéis. Ainda tem outras opções como o Booking.com que te presenteia com milhas no Fidelidade/Multiplus ou Tudo Azul (boa parte dos sites de locação tem essa vantagem atualmente) de acordo com o valor da diária e permite que você faça o pagamento no local no dia da sua estadia, ou o Decolar.com que muitas vezes divide em 12 vezes e tem preços bons.
Mas quando o assunto for hostels os melhores sites para procurar e locar são: Hostelbookers.com e Hostelworld.com. Enfim, as opções são muitas, o que temos que fazer é analisar todas as possibilidades e ver aquela que melhor se adequa a cada situação. 
Pela África do Sul, estadia em hostel - dezembro/2016
Promoções e busca de passagens aéreas

           Dica nº 12 - fique sempre atento às promoções de passagens, as mesmas acontecem aos montes, mesmo em épocas de Dólar alto, o site que sempre indico é o MelhoresDestinos, nele você fica sabendo de tudo rapidamente, mas tem que ficar olhando sempre, eu mesmo abro a página pelo menos dez vezes no dia, com mais frequência nos dias de semana. Mesmo que eu não vá viajar, faço a simulação de tudo, além de você ir adquirindo mais conhecimento e malícia no ramo, você pode ainda analisar as condições de parcelamento, valor da taxa de embarque, tipo do avião usado na rota, locais de conexão, possibilidade de fazer um stopover na viagem, qualidade da companhia aérea e principalmente quantas milhas poderia ganhar com o voo.
Blog Melhores Destinos, simplesmente viciante - foto: divulgação
          Esse lance das milhas é outro detalhe importante, procure dar preferência sempre para a companhia na qual você poderá receber suas milhas no seu programa que acumula e utiliza mais, às vezes vale a pena pagar um valor pouco mais elevado e receber muitas milhas pelo voo para poder ter uma outra viagem depois. Em suma, é preciso ficar meio maníaco na busca de passagem mesmo, isso pode te ajudar muito depois.
Fernando de Noronha usando milhas - abril/2015
            Dica nº 13 - outra dica boa é modificar sua busca quanto ao aeroporto de chegada e de saída, muitas vezes tem um preço bem melhor saindo de aeroportos um pouco mais longe de você, mas que compensa muito, afinal de contas podemos fazer um trecho interno de ônibus, ou comprando uma passagem de avião separada e economizar bastante. Como as coisas no mundo das companhias aéreas e das agências de viagem são meio loucas, você precisa ficar atento, por exemplo: alguns meses atrás, enquanto pesquisava minha passagem para o Japão, achei um valor saindo de Guarulhos, mas quando pesquisei saindo de Vitória o preço estava bem menor, quando pesquisei por Belo Horizonte caiu ainda mais, no entanto, tanto os voos saindo de Vitória como de Belo Horizonte faziam escala em Guarulhos, vai entender né. Então comece a modificar o seu aeroporto de saída e também o de chegada, talvez você possa ir de ônibus ou mesmo em um voo interno lá no destino, vale a pena economizar mais grana para passear.
Coliseu em Roma - novembro/2016
Parque Farellones em Santiago- Julho/2017
          Gaste um pouco mais de tempo também escolhendo por qual agência comprar, os preços costumam variar bastante do Submarinoviagens.com e Americanasviagens.com para o Decolar.com, ou para o Zupper.com, mas o ideal mesmo é comprar, quando o preço não é muito diferente, no site da própria companhia, que não te cobra encargos e outras coisas que algumas cobram. Mas dependendo da companhia aérea fica ruim de comprar por que não parcela no cartão e ainda o valor sai em moeda estrangeira e você precisa pagar o IOF de Dilma, agora de Temer, que custa 6.38% sobre o valor da passagem.
Chiang Mai/Tailândia - janeiro/2016
            Dica nº 14 - fique atento também às promoções de milhas, muitas vezes os programas fazem ótimas ofertas para você transferir os pontos do seu cartão de crédito ganhando uma porcentagem sobre o montante transferido, outras vezes oferecem descontos na compra de milhas com bons parcelamentos, ou até mesmo em transferências de uma conta para outra ganhando alguns benefícios. Em outros momentos a quantidade de milhas para emitir uma passagem diminui bastante, e aqueles pontos que pareciam não servir pra nada, podem se transformar em uma boa viagem. 
Promoção para compra de milhas múltiplas - foto: divulgação 
Economia, finanças, poupança e organização financeira

            Dica nº 15 - outro ponto fundamental é o que refere-se ao dinheiro que você separa para poder viajar, até porque, escolher um destino de uma hora para outra e ter o dinheiro de imediato em caixa não é nada fácil, por isso, o que faço é estabelecer metas, reduzir gastos (exceto com viagens, rsrs), separar a grana da viagem e poupar sempre que dá. Quando decido por uma viagem eu imediatamente faço uma média de quanto vou gastar no local, analiso as datas e estabeleço a porcentagem do meu salário que será necessária para ter o montante satisfatório até o dia da viagem, a partir de então esse dinheiro deixa de fazer parte do meu planejamento mensal, ele entra como dinheiro “inexistente”, ou restrito, podendo ser utilizado somente em caso de extrema urgência.
Poupando é que se chega lá - foto: divulgação
        Da minha conta esse dinheiro vai diretamente para um investimento, que pode ser uma poupança para render um pouquinho mais, ou uma saída ainda melhor que é uma previdência privada com prazo estabelecido, que rende mais que uma poupança e ainda te ajuda a aliviar um pouco do imposto de renda, pois pode ser deduzido nas contas do leão. Já cheguei a um momento em que estava com 4 contas de investimento simultâneas, com dinheiro sendo poupado em todas elas para viagens futuras, e como o tempo era longo, os valores mensais de cada uma delas era baixo e não atrapalhou em nada minhas outras finanças. Dessa forma, quando chega perto da viagem, pronto, o dinheiro esta lá, é só sacar e ainda aproveitar os rendimentos.
Planejamento financeiro é tudo - foto: divulgação
       Dica nº 16 - outra coisa que faço e gosto muito para economizar grana é o desafio das semanas, nele eu separo o valor em Reais referente ao número da semana, por exemplo: na 1ª semana do ano eu separo R$1,00 na 2ª R$2,00 e assim sucessivamente, até chegar na última semana que geralmente é a 54ª, quando enfim separo R$54,00 e vou depositando tudo ao longo do ano, no ano passado o valor chegou a quase R$1.500,00 e com os rendimentos do banco passaram de R$1.600,00.
Trabalho de formiguinha que dá certo - foto: divulgação
        Além de tudo isso, ainda mantenho em meu quarto 3 porquinhos, sendo 2 para moedas e um para cédulas, afinal de contas, nunca se sabe, o seguro morreu de velho, vai que de uma hora para outra os três juntos acabam se transformando em uma viagem inesperada, de uma promoção ainda mais inesperada.
Meus cofrinhos empoeirados, mas com boas reservas, rsrs...
Para finalizar...

           Depois de um certo tempo lidando com milhas e todos esses tramites que envolvem viagens, comecei a perceber que viajar em classe executiva, algo que parecia surreal em outras épocas, passou a ser mais acessível, graças ao uso das milhas para diminuir exorbitantemente os custos de uma passagem desse tipo. Hoje é possível emitir passagens com milhas, ou conjugando milhas e uma parte do valor em dinheiro, para conseguir tarifas em classe executiva com a maioria dos programas de fidelidade nacionais e internacionais, em um próximo post vou relatar alguns exemplos que eu mesmo utilizei e recomendo.
Viagem em classe executiva com a Qatar Airways - Fevereiro/2017
       Espero que tenha ajudado e que algumas dicas daqui sirvam  para você se aventurar mundo a fora. Veja que é acessível para qualquer um poder viajar, tudo vai depender do seu planejamento financeiro, organização pessoal e prioridade que dá a cada uma de suas atividades. Não é preciso ser rico ou fazer loucuras para tal propósito, como muitos imaginam que deva ser.
       E você, o que costuma fazer? Como elabora suas viagens e dribla os custos para economizar sempre mais? Ajude-nos a construir e enriquecer esse post com seus comentários.

Até a próxima!! Aleh..

Acompanhe nosso facebook: Aleh Vieira

Siga também nosso instagram: @namochiladealeh

Adicione nosso snapchat: namochiladealeh

4 comentários:

  1. Relendo para anotar tudinho!!!!Adorei as dicas! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Kamille!! Que bom que gostou... Espero que "virem" muitas viagens :) ;)

      Excluir
  2. Excelente post! Mesmo quando agente acha que "está por dentro" aparecem boas e novas dicas! Muito obrigada! @deamagri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Deamagri, fico feliz que tenha sido útil.. :)

      Excluir