domingo, 21 de agosto de 2016

O que existe de melhor em Doha, capital do Qatar

O Catar é o país sede da rede de televisão Al Jazeera uma das mais influentes no Oriente Médio e que detém os direitos de transmissão da Copa do Mundo FIFA para esta região. Além disso é uma nação mulçumana onde as pessoas atendem a cinco chamados diários para oração, o consumo de bebida alcoólica é proibido por lei e os homens são polígamos. É muito comum vermos várias mulheres acompanhando um único homem, todas elas vestidas em trajes típicos, eu tinha um verdadeiro pavor de por acaso encostar de forma não proposital em uma daquelas mulheres e ser interpretado como um assédio, até por que, suas vestes são esvoaçantes e em locais apertados como os mercados, é difícil evitar o contato.
Mulheres em trajes típicos nas ruas de Doha 
Prédio da rede de TV Al Jazeera
Para explorar melhor a cidade eu adquiri um pass de 48 horas do ônibus turístico Dohabus pela internet, consegui uma promoção por QR112,00 o ticket para dois dias, achei que valeu muito a pena. O esquema é o mesmo que o de várias outras cidades turísticas, durante esse tempo você pode subir e descer do ônibus o quanto quiser, ao todo são 18 paradas e que levam cerca de duas horas para serem percorridas. Informações atualizadas dos preços, assim como a rota percorrida podem ser facilmente conseguidas no site, em inglês, do Dohabus. Com a proximidade do verão a empresa também abre uma modalidade noturna do tour.
De dentro do Dohabus
Um dos pontos do Dohabus
Não região central, paradas 16 e 17, fica o famoso mercado Souq Waqif, o mais antigo de Doha, onde é possível encontrar de tudo um pouco: roupas, lenços, perfumes (com cheiros instigantes), artesanatos, especiarias e até mesmo animais. Nem preciso falar que o ouro é muito comercializado por lá, Insha’Allah!  Trata-se de um lugar formidável para um passeio de pelo menos duas horas, além disso, abriga inúmeros restaurantes, sem dúvida é o melhor local para comprar suas lembrancinhas do Catar, só tome cuidado para não se empolgar muito e tirar fotos em excesso, eles não gostam muito, nota-se pelo olhar arisco e fechado dos persas.  
Entrada da região do Souq Waqif
Mercado Souq Waqif
Restaurantes no Souq Waqif 
Parte interna do Mercado Souq Waqif
Bem próximo do mercado, podendo ir a pé, encontra-se o Museum of Islamic Art (MIA) na parada 04, uma das jóias de Doha com uma arquitetura peculiar que chama a atenção de longe, em suas inúmeras galerias parte da história da influência árabe no mundo é contada. As mulheres precisam estar atentas ao tipo de vestimenta para entrar no museu, infelizmente no dia da minha visita o museu estava fechado e no dia seguinte já cheguei muito tarde para olhar por dentro, mesmo assim, somente a parte externa do museu já vale a pena para uma visita. Nas terças o museu fica fechado e nas sextas abre das 14:00 às 20:00 e demais dias fica aberto de 10:30 às 17:30 e a entrada é gratuita.
Museum Of Islamic Art visto da lateral
Entrada do Museum Of Islamic Art
Lateral oposta do Museum Of Islamic Art
Em frente ao museu fica o MIA Park, que também se mistura ao porto de Doha, área verde muito bacana para passeios, piquenique, pedalar por seus arredores ou simplesmente sentar e relaxar olhando o mar. É deste parque que são tiradas as melhores fotografias dos West Bay, centro financeiro da cidade e que fica bem na margem oposta dessa pontinha do golfo.
Região do MIA Park em Doha
Porto de Doha com o West Bay ao fundo
Vista de Doha a partir de seu porto
Um pouco mais a frente, na parada número 18 está o Qatar National Museum, definitivamente não era minha vez com museus, pois esse estava em reforma e só estaria aberto ao público novamente este ano. A arquitetura do local é assinada por Jean Nouvel com um designe inovador e chamativo, de fato, além dos tapumes de construção, é possível perceber a beleza da parte externa do museu. Depois do término de sua reforma, os idealizadores do projeto prometem exibições muito bacanas a cerca da história natural da vida no deserto e Golfo Pérsico, artefatos Beduínos e muito da história do surgimento e ascensão do Catar até os dias atuais com a descoberta e exploração do óleo.
Nacional Museum em reforma
Já no sentido oposto, na parada 05 temos o Corniche, uma espécie de calçadão à beira mar, que vai desde o MIA até West Bay. Perfeito para um passeio de uma extremidade à outra, de um lado apreciando o mar e os inúmeros barcos de madeira dos mais diversos tipos e do lado oposto os skylines futuristas da cidade. Muitas áreas verdes e gramadas com parques e locais de lazer estão presentes nesse local, muitos deixam para o passeio próximo ao pôr do sol, quando o céu ganha cores diferentes.
Corniche com o centro financeiro na lateral
Vista do mar a partir do Corniche
Calçadão de Doha - Corniche
Caminhando um pouco mais pelo Corniche você chega até a parada 06, onde tem uma estátua gigante de um Oryx, animal símbolo do país e da companhia aérea Qatar Airways. A principio eu pensei que a estátua fosse em homenagem a copa do mundo de 2022, por perceber junto a ela uma espécie de cronômetro para contagem regressiva, no entanto, o mesmo não apresentava data alguma, além disso o Oryx segura em uma das mãos uma tocha olímpica, diante disso, fiquei confuso, mas achei o local legal para visitar e tirar fotos, os arredores da estátua também é muito bonito, assim como toda a orla onde ele está.
Oryx nas margens do calçadão
Estátua do Oryx 
Na parada 07, ainda no Corniche, está o Sheraton Park, mais uma área de passeio e lazer ao redor do hotel, uma das redes famosas do mundo. Passando por lá aconteceu algo bem inusitado comigo, estava andando por uma espécie de calçada mais estreita e de longe avistei um funcionário ou algo do tipo, sentado em uma cadeira, minha ideia era continuar e passar por ele, pois apesar de não muito larga, a calçada permitia isso, mesmo ele estando sentando, pois quando me aproximei ele levantou-se, tirou a cadeira do local, fez um gesto para que eu passasse e ainda me reverenciou com a cabeça e o tronco arqueados, não entendi nada, rsrs, mas achei de uma gentileza sem igual.
Sheraton Park em Doha
Sheraton Park em Doha
A região próxima desse parque não fica muito cheia, apesar da bela vista do mar que se tem de lá, além e muitos brinquedos para crianças e até mesmo banheiros públicos e locais para carregar o seu celular gratuitamente, isso mesmo, no meio do parque, muitos tipos de cabos diferentes, prontos para que os celulares sejam acoplados e carregados.
Carregador de celular público no Sheraton Park 
As paradas 08, 09 e 14 são as mais próximas do West Bay, como já disse acima, é lá que ficam os famosos skylines de Doha, com sua arquitetura arrojada e design exótico, centro econômico e financeiro da cidade. Para os fãs da modernidade esse é o local ideal, para os que gostam de coisa fina também, visto que os mais renomados restaurantes estão nessa área também, além disso, dois shoppings se encontram nas redondezas, o The Gate Mall e o City Center, esse último, o maior de todo o Oriente Médio.
Região de West Bay
Centro Financeiro de Doha - West Bay
O Lagoona Mall é um shopping com um formato bem interessante, ele fica na parada 13 e seu nome recebe o complemento de Zig Zag Towers, em virtude dos dois prédios que compõem o complexo terem esse mesmo formato em sua estrutura. Como não estava mais afim de shopping, eu passei direto por ele, mas tinha que registrar e partilhar desse detalhe tão futurista de Doha, coisas do Catar.
Os prédios futuristas do Lagoona Mall
Por fim, a parada 12 é o local onde fica o The Pearl, ilha artificial construída em Doha e que seguiu o exemplo de Dubai com aterramento do Golfo Pérsico para aumentar sua linha costeira. O nome do local não é atoa, visto que anteriormente a região era o principal lugar de mergulho para caça de pérolas do país, nada menos do 15 bilhões de dólares foram gastos nessa verdadeira “pérola” da cidade.
Entrada do The Pearl em Doha
O complexo de quase 4 milhões de metros quadrados abriga marinas, residências, shoppings, restaurantes, lojas de luxo, muitos iates e tudo mais que o dinheiro pode comprar. Caminhar pelas ruas do Pearl é muito agradável, apreciando as lojas, a marina, os canais, além de poder contemplar um belo por do sol desse lado do Golfo.
Marina do The Pearl
Pôr do sol com o West Bay ao fundo

A maioria das pessoas que vão à Doha é a trabalho ou passando em conexão para ir a outro país, ainda assim, vale muito a pena essa parada, quase três dias não foram suficientes para mim, hoje me dou conta de que podia ter explorado ainda mais essa cidade, mas esse sentimento é muito bom, afinal de contas, é o que me move a querer voltar, e por tudo o que vi e vivi o desejo de retornar vai existir sempre.
Pelas ruas de Doha
Vista de Doha a partir de seu porto
Até o próximo post!! Tá rolando um  novo sorteio em nossas redes sociais, confira..

Acompanhe nosso facebook: Aleh Vieira

Página no face: https://www.facebook.com/namochiladealeh/

Siga também nosso instagram: @namochiladealeh

Adicione nosso snapchat: namochiladealeh

4 comentários:

  1. Deve ser maravilhoso,cada viagem ser um lugar diferente e ainda mais cada vez um lugar mais lindo que o outro, em suas postagens me sinto lá junto com vc! Parabéns blog maravilhoso!
    Participar do sorteio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Maryah, realmente a singularidade de cada local é que nos move a ir em busca de outro lugares, outras viagens.. Abraços..

      Excluir