quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Dublin, perdido na terra dos gnomos.

Durante minha vida escolar de ensino médio e fundamental, a Irlanda sempre foi para mim, motivo de grande confusão, como assim ela não fazia parte do Reio Unido, não usava Libra Esterlina como moeda oficial e por que a Irlanda do Norte, alí do lado, tinha essas características, por vezes parava para mentalizar e ter a certeza de qual Irlanda estavam falando, enfim, jamais esqueci esses dois países e a vontade de estar em ambos era muito grande e sabia que na oportunidade de visitar um deles, visitaria o vizinho também e assim o fiz, mas a parte norte virá juntamente com as postagens do Reino Unido, visto que a outra Irlanda faz parte deste, nada mais justo não é.
Pelas ruas e canais de Dublin
Minha chegada na Irlanda foi por via marítima, como estava vindo de um tour pelo Reino Unido acabei partindo de Londres para Dublin, comprei a passagem pelo velho Megabus, exatamente dois meses antes do viagem, sendo assim, consegui o preço de uma Libra pela viagem. Partindo de Londres até Holyhead de ônibus e lá fazendo transfer para o ferry, em uma viagem noturna que me economizou mais uma noite de hotel no caríssimo Reino Unido. O custo benefício foi muito bom, óbvio que cheguei quebrado, às cinco da manhã, mesmo tendo tentado dormir nas estreitas poltronas do megabus ou no carpete da cabine do excelente ferry. Chegando ao hostel, que avaliei nest post aqui, apesar de não poder fazer check-in devido a hora, pude guardar as mochilas de forma gratuita e também tomar café, sem nenhum custo, era o trevo de quatro folhas dando sorte, era a deixa para não se abater pelo cansaço e sair andando pela terra dos gnomos à fora.
Pelas ruas Dublin
Região central de Dublin
Comecei a caminhada pelos 500 metros da rua mais famosa de Dublin, O’Connel Street, sempre que falava esse nome eu me lembrava da trilogia da filme da múmia, no qual o protagonista tinha um nome parecido, fã do filme, imediatamente era remetido ao mesmo. Na rua fica o Obelisco denominado de Spire, feito em aço inoxidável e com cerca de 120 metros de altura, muitos dizem ser o maior do mundo, nos arredores existem muitas escultura de escritores e personagens literários do pais. Além de prédios históricos e uma infinidade de lojas.
Obelisco Spire na O'Connel Street
Esculturas da O'Connel Street
Arredores da O'Connel Street
Em seguida engatei uma caminhada bem longa até o Phoenix Park, foi perfeita para espantar o sono e cansaço, além de permitir conhecer mais da cidade e dos costumes locais, repito em quase todos os posts que o mais agradável para mim é poder andar pela cidade e sair dos locais mais turísticos. Nesse parque fica o People’s Garden, o Zoo de Dublin, além de lagos, monumentos e uma área verde muito bonita, passeio que não pode faltar em um tour na cidade.
Pelas ruas de Dublin
People's Garden no Phoenix Park
People's Garden no Phoenix Park
Obelisco do Phoenix Park
Saindo do parque, caminhada de volta à região central, e logo parei na Igreja da Santíssima Trindade (Christchurch), a mais antiga do país, fundada em 1.028 e com uma área verde em seu entorno que atrai muitos turistas. Bem pertinho dali está a famosa Saint Patrick Cathedral, a mais alta e mais larga da Irlanda.
Igreja da Santíssima Trindade
Saint Patrick Cathedral
Saint Patrick Cathedral
Andando um pouquinho mais em direção ao centro é possível chegar no modeste Dublin Castle, digo modesto quando comparado a outros da Europa, sendo amplo para os lados e pequeno em altura. Depois de 1.920 o mesmo se tornou um complexo de repartições públicas mas com suas áreas a céu aberto livres para a visitação, inclusive a Capela Real. Mas a melhor parte dessa área é o Dubh Linn Garden, trata-se de um lindo gramado celta que fica em frente ao castelo, onde se pode andar livremente e apreciar tudo, essa é tida como a atração mais escondida de Dublin, mas uma das que mais vale a pena a visita.  
Dubh Linn Garden
Área do Dublin Castle

Capela Real na região do Dublin Castle
Caminhando um pouco mais você chegará em uma área com muitas atrações para quem curte um pouco de cultura e arquitetura, uma delas é o Trinity College, escola mais tradicional da Irlanda, fundada por Henrique VIII, como sendo um dos campus da Universidade de Cambridge, o local é aberta para visitação, onde turistas e locais podem conhecer os principais prédios, jardins e bibliotecas. Bem próximo do Trinity fica o Leinster House, complexo de prédios do Parlamento Irlandês, onde também estão os Museu e Biblioteca Nacional da Irlanda, ambas abertas à visitação, além do Museu Nacional de História Natural, que sempre são meus preferidos e dou preferência para visita interna.
Trinity College
Trinity College
Arredores do Trinity College
Museu de História Natural de Dublin
Museu de História Natural de Dublin
Para encerrar as andanças na terra dos gnomos, não deixe de ir ao Merrion Square, uma das praças mais prestigiadas e queridas pelos locais, lá fica a casa onde viveu Oscar Wilde, assim como sua estátua em uma das esquinas na Praça. Na direção oposta fica o Parque Santo Estevão, uma área verde enorme com muitos lagos, jardins, casas de chá e muita área para picnic.
Arredores de Merrion Square
Estátua de Oscar Wilde na Merrion Square
Parque Santo Estevão

Uma última dica, Dublin é a terra de Bono Vox, a cidade tem uma série de estabelecimentos que se orgulham da presença do vocalista do U2 antes de sua fama, faça uma pesquisa e tente encaixar aguns desses locais no seu roteiro, caso seja fã da banda ou apenas queira conhecer tudo que a cidade oferece.
Arredores de Marrion Square.
         Até o próximo post!! Rumo à França. 

Acompanhe nosso facebook: Aleh Vieira

Siga também nosso instagram: @namochiladealeh

Adicione nosso snapchat: namochiladealeh

19 comentários:

  1. SHOW, ADOREI O SEU BLOG.
    Passeio fantastico.
    Tais Martins 1504

    ResponderExcluir
  2. Show de bola!
    Brunop.rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Muito linda suas fotos .
    Parabéns
    Mariacristina 4951

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. LUCIANO CARETA ANDRIÃO25 de janeiro de 2018 às 16:02

    Meu sonho!!

    ResponderExcluir
  6. @lettibarbosa, muitos legais as fotos, só viagem legal!!! Parabéns!!

    ResponderExcluir