segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

A "capital" da União Europeia.

Depois de Antuérpia era chegada a hora de conhecer Bruxelas, capital da Bélgica e cidade mais importante, além de ser capital da União Europeia, o que não significa que seja uma cidade entupida de gente e eventos, na verdade, em muitos momentos você se sente numa cidade deserta, fantasma, onde o comércio abre super tarde e com exceção das locais mais turísticas, as ruas permanecem vazias por muito tempo. Soma-se a isso uma certa insegurança nas proximidades das estações, principalmente na Gare du Nord e também no centro histórico, famoso por armadilhas do tipo pega turista. Por outro lado, a arquitetura de Bruxelas, suas famosas cervejas e vida boemia juntam-se para atrair muitos turistas ao seu encontro.
Região da Praça Real em Bruxelas
Pelas ruas de Bruxelas
Centro Histórico de Bruxelas
Essa foi uma eurotrip daquele jeito, muito lugar pra ir e pouco tempo disponível, em Buxelas não foi diferente, apenas um dia e meio de roteiro, acabei optando por atrações que chamaram mais minha atenção, até por que a cidade oferece muitas opções. Como estive hoespedado próximo a Garde du Nord, comocei pelo singelo Jardim Botânico próximo daquela região, pequeno, pouco visitado e com uma atmosfera muito boa para um passeio, admiradores da diversidade vegetal vão gostar bastante. Em seguida parti para Rue Neuve, reduto das compras e principal porta de entrada para Grand Place, para aqueles que vem do lado norte. A rua tem uma série de lojas de marcas famosas e outras nem tanto, além de ter vários prédios com uma arquitetura interessante, teatros, restaurantes e bares. A rua termina na Praça La Monnaie e segue como Rue de Fripiers Kleerkopers e que três quadras depois vira para esquerda onde acaba se tornando Rue au Beure Boter e trezentos metros a frente se desemboca na Grand Place, todas essas ruas mais estreitas e num charme sem igual, com um ar de Quebec.
Jardim Botânico de Bruxelas
Jardim Botânico de Bruxelas
Teatro na Rue Neuve
Ruas do Centro Histórico de Bruxelas
Ruas do Centro Histórico de Bruxelas
A Grand Place é sem duvida o ponto de encontro em Bruxelas, com uma arquitetura muito bonita, em especial o prédio da prefeitura (Hôtel de Ville). No arco de entrada da praça está a estátua do herói Everard´t Serclaes pratiota que recuperou a cidade do poder do Conde de Flandres no século XIV. Não se assuste se passer por lá e encontrar a maioria das pessoas passando a mão na estátua, há lendas de que se você tocar em seu braço, voltará a Bruxelas; acariciar a cabeça do cachorro e a cara do anjo, atrairá dinheiro e se acariciar o herói da cabeça aos pés, conseguirá casar haha. Não limite-se somente a Grand Place nessa região, perca-se pelas muitas vielas, ruelas e pequenas passagens que tem por ali, uma grande quantidade de lojas, bares e restaurantes, aproveite para experimentar outras cervejas belgas, não estranhe também se encontrar muitas pessoas urinando a céu aberto, eles tem um estilo de banheiros nada privativos, acho que muito em função do símbolo maior da cidade o Manneken Pis, a estátua de um menino fazendo xixi, que tem cerca de cinquenta centímetros e seu nome significa exatamente “o menino que urina” e que representa o espírito independente dos belgas, tanto que muitos exércitos já tentaram roubá-lo e conseguiram, no entanto o mesmo foi recuperado e hoje o que fica exposto na esquina da rua De L’Étuve e Du Chêne Eik é uma replica do mesmo, que já passa dos 600 trajes feitos para seu uso e que estão expostos no Musée de La Ville na Grand Place, assim como o Manneken original.
Hôtel de Ville em Bruxelas
Adicionar legenda
Grand Place em Bruxelas
Estátua de Everard´t Serclaes
Estátua do Manneken Pis
Próximo da Grand Place está a Estação Central de Bruxelas, diferentemente de muitas da Europa, essa não tem muito atrativos, por outro lado, seus arredores guardam locais bem legais para visitar, o primeiro deles fica na lateral direita da estação, trata-se da Praça Real, com seus prédios históricos de arquitetura diferenciada e o lindíssimo jardim Mont des Arts, separe algumas horas para percorrer todo o local e se deparar com vistas muito bonitas, podendo ver Bruxelas de um nível mais elevado. Nessa região também tem alguns museus e mercados de rua que concentram uma quantidade grande de locais e turistas.
Estação Central de Bruxelas
Praça Real
Praça Real de Bruxelas
Praça Real de Bruxelas
O segundo é o Parque de Bruxelas e fica exatamente atrás da estação central, uma área verde bem cuidada e não muito visitada, pelo menos no domingo a tarde, mas uma visita é indispensável, além do que, na sua lateral direita fica o Palácio Real e na esquerda o Palácio da Nação, o Parlamaneto Federal da Bélgica, ambos com prédios grandiosos que fazen dessa região um importante cenário da cidade de Bruxelas, como visitei toda essa parte caminhando, pude apreciar o movimento das ruas com mais exatidão e conhecer lugares que não ficam exatamente na rota turística, algo que gosto sempre de fazer, desde que esses locais nao ofereçam riscos.
Uma das entradas para o Parque de Bruxelas
Parque de Bruxelas
Parque de Bruxelas
Parlamento Federal da Bélgica
Arredores do Parque de Bruxelas
Por fim, no dia seguinte de visita a Bruxelas, decidi conhecer a construção mais grandiosa da cidade, o Atomium, que tem o formato de uma molécula gigante e que foi construído para a Feira Mundial de Bruxelas em 1958 e que hoje abriga em suas esferas exposições sobre química e física, mesmo quem é de outras áreas acha o local bem interessante, principalmente pelo seu formato inovador e tamanho descomunal, visto que você anda de uma esfera a outra através dos tubos e de lá tem uma visão privilegiada da região. O Atomium fica há cerca de cinco quilômetros do centro de Bruxelas e eu decidi ir a pé, exatamente, rsrs, dessa forma, pude apreciar melhor o vai e vem da cidade e tentar desmistificar o rótulo de cidade deserta, fantasma, fora da área turística, o que não ocorreu, pois o titulo é viável, poco movimento nas ruas mesmo.
Atomium visto do Park Ossegem
Atomium de Bruxelas
Atomium
Atomium de Bruxelas

Para chegar ao Atomium, peguei a Avenida de la Reine e segui em frente caminhando, nesse trajeto pude passar pela bela Igreja de Nossa Senhora de LAeken, que finaliza a referida avenida, uma construção enorme e muito bonita. Ao lado, à direita, já pela Avenida du Parc Royal, segui margeando um conjunto de vários parques que tem na região, entre eles o Park Van Laken, Jean Sobieski e o Park Ossegem, este último já bem perto do Atomium. Visto isso, entrei em cada um deles e comtemplei um pouco da área verde do local, melhor decisão foi ter ido a pé e poder passar por esses locais que fizeram da minha estadia em Bruxelas mais interessante, apesar de ter deixado muita coisa importante para trás sem ter conseguido visitar.
Igreja de Nossa Senhora de Laeken
Avenida de la Reine
Avenida de la Reine
Park Van Laken
Park Van Laken
Park Jean Sobieski 
Park Jean Sobieski
          Até o próximo post!! Rumo à Irlanda. 

Acompanhe nosso facebook: Aleh Vieira

Siga também nosso instagram: @namochiladealeh

Adicione nosso snapchat: namochiladealeh

4 comentários: