sábado, 5 de novembro de 2016

Koh Phi Phi, a badalada ilha tailandesa do Oceano Índico

      Koh Phi Phi é uma das mais famosa ilhas da Tailândia, sua fama se fez em função de sua beleza natural inigualável, além de sua proximidade com Maya Bay, cartão postal do país e que serviu de cenário de filme Hollywoodiano, pois A Praia, com Leonardo de Caprio teve a paradisíaca praia tailandesa como cenário. Phi Phi tinha tudo para ser como Koh Tao, mas o grande contingente de pessoas na ilha acaba por tirar aquele ar de calma e sossego que podemos sentir em Koh Tao, além disso, Phi Phi se transformou em um polo turístico de grande rotatividade, onde as coisas já estão mecanizadas e o aconchego não consegue ser notado, ainda assim, tudo é maravilhoso na ilha, parece que fomos transportados para outra dimensão e só de pensar que essa região foi uma das mais atingida pelo grande tsunami de anos atrás já causa um certo impacto e desejo de explorar e aproveitar ao máximo do local.
De barco por Koh Phi Phi
Chegada em Koh Phi Phi
        Cheguei em Phi Phi através de uma viagem bem longa de Koh Tao, pagando 850 bahts por um ferry equipado com camas que nos levou até o continente em Surat Thani viajando praticamente a noite toda, depois disso e de uma certa espera, um ônibus nos levou até Krabi, onde enfim pegamos outro ferry para Phi Phi chegando lá por volta de uma da tarde, detalhe que saímos de Koh Tao às nove da noite, ou seja, quase quinze horas de uma desgastante viagem. Ao pisar na ilha você paga uma taxa de permanência de 30 bahts que lhe dá direito imediato a apreciar o maravilhoso mar pintado em tons de azul e verde, além de contemplar as belas montanhas e os barcos ornados típicos da Tailândia, sem dúvida é uma cena difícil de esquecer e mais difícil ainda de não se encantar com tamanha beleza, apesar da horda de turistas, do pouco espaço e das ruas confusas.
Ferry para Koh Phi Phi
De barco por Koh Phi Phi
Koh Phi Phi - ilha de Maya Bay
          Como um dos objetivos principais era uma visita a Maya Bay, assim que cheguei, tratei logo de dar uma volta pelas movimentadas ruas da ilha e fechar um passeio para lá, muita gente havia dito que ir no esquema de tour seria roubada, visto que a maioria das pessoas chegam ao mesmo tempo e a ilha fica super lotada, felizmente não foi o que ocorreu. Muitas pessoas acabam fechando um passeio privativo tratando diretamente com os barqueiros na praia, visto que os horários podem ser escolhidos. Já outros vão de Krabi, cidade continental mais próxima da ilha, não acho que vale muito a pena, pois o que se aproveita de Phi Phi é muito pouco, dormir uma ou mais noites nesse local é maravilhoso.
Ton Sai beach em Koh Phi Phi
Pelas ruas estreitas de Koh Phi Phi
        Compramos o passeio de dia inteiro por 750 bahts em uma das agências da rua principal, bem próximo ao píer, não me recordo o nome, mas sei que tem uma plaquinha dizendo assim: “nós falamos português”. A agência tem como um dos donos uma brasileira, que pouco se importou com o fato de sermos brasileiros também, nos viu lá o tempo todo gastando nosso inglês ruim e se quer abriu a boca, foi preciso que perguntássemos a ela se era ela que falava português, esperava um pouco mais de receptividade, mas... Na hora marcada estávamos em frente a agência com mais um monte de pessoas, mais ou menos umas trinta, felizmente o barco era grande e tinha muito espaço para todos. O passeio começou com uma parada próxima ao lado oposto de Phi Phi para banho e snorkeling, hora de todo mundo cair na água, infelizmente o vento estava forte e as águas não muito calmas.
Iniciando o passeio para Maya Bay 
No caminho de Maya Bay 
Snorkeling em Phi Phi 
        Logo em seguida o barco andou um pouco mais e chegamos em Monkey Beach, local onde tem uns macacos super encapteados que roubam suas coisas e vão em cima de você, nem me atrevi a chegar perto da areia, fiquei só na água e fazendo snorkeling entre o barco e a praia, alguns chegaram até a praia para ver os macacos de perto.
Monkey beach vista do barco
Snorkeling em Monkey beach 
Monkey beach 
          Para encerrar, finalmente, Maya Bay, quando o barco começa a contornar os rochedos e a praia começa a ser descortinada na sua frente, caramba, é uma coisa de louco, simplesmente fantástico, o melhor de tudo foi que chegamos um pouco depois do almoço, (incluído no pacote, assim como lanche e água) e o local estava com poucos visitantes. A parte ruim fica por conta de uma taxa de 400 bahts a ser paga para descer na ilha, mas vale muito a pena. Alguns barcos do tipo long tail vem até o barco grande e nos leva perto da praia, felizmente o tempo para ficarmos na ilha foi bem grande, algumas horas para poder explorar esse local fantástico, cenário de filme mesmo.
Chegando a Maya Bay
Os rochedos de Maya Bay
"A praia" em Maya Bay
Panorâmica "Da praia" em Maya Bay
       Muitos desejam aproveitar Maya Bay em sua plenitude total, para esses existe um tour que faz o pernoite na ilha e o pessoal acaba ficando na ilha no momento em que ela está praticamente vazia, final do dia e logo após o amanhecer, os valores são um pouco mais elevados e nada de comodidades ao dormir, talvez seja uma experiência bacana. Quem sabe na próxima!
Maya Bay
"A praia" em Maya Bay
No caminho de volta de Maya
No caminho de volta de Maya
       Ainda neste dia tive disposição para subir ao view point de onde se tem uma vista muito bonita da ilha, para subir você paga 30 baths e prepara as pernas para uma longa caminhada, existem dois pontos de apreciação e com certeza o mais alto é o melhor, ficar até depois do por do sol é imprescindível. Foi nesse local que muitas pessoas conseguiram ficar e se salvar do grande tsunami que assolou essa região anos atrás.
Viewpoint 1 em Koh Phi Phi
Viewpoint 2 em Koh Phi Phi
       Existe uma infinidade de passeios para fazer em Phi Phi e muitos deles ligados a mergulho, as agências que disponibilizam esses serviços são inúmeras e muitas pessoas te abordam na rua o tempo todo. Um outro tour muito comentado é o que combina Bamboo e Mosquito Island com Shark View, locais de águas cristalinas e excelente para quem gosta de fazer snorkeling.
          A ilha de Phi Phi tem uma atmosfera de festa, são inúmeros bares com música ao vivo, shows e até uma espécie de clube da luta, sem contar nas inúmeras festas que são promovidas na praia todas as noites. Colocar os pés na rua é a certeza de já estar em uma dessas baladas, o clima da ilha a noite é bem agradável, tanto para passear sem compromisso, comer alguma coisa, comprar souvenires ou curtir uma das muitas baladas.
Pelas ruas estreitas de Koh Phi Phi
Balada na praia de Phi Phi
          Último dia de Phi Phi era hora de conhecer melhor todas as praias possíveis, logo pela manhã uma passada em Ton Sai Beach, a mais próxima de todas e onde são observados os inúmeros barcos tailandeses, um mais enfeitado que o outro, chega a ser uma imagem poética, ver alguns deles enfileirados e ancorados na praia, praia essa de uma água estupendamente bonita. Em seguida tomamos o caminho oposto ao do píer para chegarmos até Long Beach, outra peróla da ilha, é possível chegar lá de taxiboat pagando apenas 100 bahts, mas o legal mesmo é ir caminhando e conhecendo as inúmeras praias menores no caminho, cada uma delas com sua beleza singular.
Ton Sai Beach em Phi Phi
Ton Sai Beach vista do alto
Ton Sai Beach
         A caminhada não é tão fácil assim, alguns locais íngremes e por vezes passando bem próximo de pousadas e muitas acomodações bem roots da ilha, uma aventura bacana e que no final vale muito a pena tamanha a beleza da praia, com uma infraestrutura excelente e o mar maravilhoso de sempre. No meio do caminho tem um balanço em uma das árvores próximas à água, sem dúvida alguma esse conjunto traduz o que se pode esperar do litoral tailandês, simplesmente extasiante!
No caminho para Long Beach
Long Beach
Panorâmica de Long Beach
Paradisíaca Long Beach
  Até o próximo post!! Rumo à Colômbia... 

Acompanhe nosso facebook: Aleh Vieira

          Página no face: https://www.facebook.com/namochiladealeh/

Siga também nosso instagram: @namochiladealeh

 Adicione nosso snapchat: namochiladealeh

                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário