terça-feira, 11 de outubro de 2016

Uma noite “à deriva” entre as ilhotas de Halong Bay

A Baía de Halong fica cerca de 150 quilômetros de Hanói e é composta por mais de três mil ilhas e ilhotas de formação calcária, trata-se de um Patrimônio Mundial da UNESCO que movimenta muito do turismo no Vietnã, visto que dez entre dez visitantes inserem uma visita a Halong em seu roteiro, nada absurdo de se compreender, frente a tamanha beleza natural que o lugar representa.
Baía de Halong 
Como já tinha lido coisas boas e outras pavorosas sobre o passeio, desde comida estragada a bordo até tripulação usando drogas, pesquisei bastante antes de fechar o tour, andei em algumas agências do Old Quater e também olhei as alternativas do hotel. Vi muitas pessoas dizendo que por menos de U$100,00 você não deveria contratar passeio nenhum pois era furada na certa, no entanto, uma amiga foi com uma agência pagando U$45,00 por um tour de dois dias e uma noite e achou maravilhoso, por outro lado, o pessoal do hotel se recusou a nos vender o tour mais barato, pois segundo eles a sua reputação ficava em jogo, pois eles sabiam que se tratavam de embarcações não muito boas. Sabia que também era conversa para vender o mais caro e a comissão ser maior.
Acomodações no barco
Por fim, peguei o passeio de U$85,00 com o próprio hotel a bordo do Halong Fantasea Deluxe Boats para dois dias e uma noite. O pacote incluía o transporte do hotel para Halong Bay (ida e volta), taxas portuárias, almoço e jantar no primeiro dia, café da manha e almoço no segundo dia, passeio de kayak, lazer no barco, além de tickets para entrada na caverna Sung Sot e ilha Titop. Achei que valeu muito a pena pelo preço pago, a embarcação era muito boa, assim como a comida servida a bordo e o guia, a tripulação era bem solícita também.
Acomodações no barco
Banheiro do Halong Fantasea Deluxe Boats
Deck superior do barco 
Pela manhã o transfer te pega no hotel e leva para a baía, cerca de 3 horas de viagem de van, uma pequena espera para embarcar, uma vez no barco você conhece suas instalações e muito em breve o almoço começa a ser servido enquanto navegamos em direção as centenas de ilhas, uma sensação maravilhosa, talvez um dos almoços mais agradáveis da viagem.
Almoço no barco em Halong Bay
Começando o tour por Halong Bay
Começando o tour por Halong Bay
Almoço encerrado, cada um (éramos 12 pessoas no total) fica a vontade para conhecer o barco e tudo mais, por volta das 15:00 o tour segue em direção a caverna de Sung Sot em uma das poucas ilhas do arquipélago que tem ação humana, o passeio na caverna é muito bacana, as formações rochosas internas são muito bonitas e do alto da mesma tem um local para tirar fotos sensacionais da baía, esse passeio leva cerca de uma hora, contando que não tenha muita fila do lado de fora da caverna, que a princípio parece pequena, mas na verdade é bem espaçosa.
Entrada da caverna Sung Sot
Interior da caverna Sung Sot
Interior da caverna Sung Sot
Halong Bay vista do alto da caverna Sung Sot
Finalizado passeio na caverna você é convidado para andar de caiaque, dois em cada um, mas com uma desistência o número ímpar de pessoas acabou me deixando sozinho, minha primeira vez numa aventura dessas e estava completamente só, felizmente aprendi a guiar bem rapidinho o caiaque e deu para andar bastante. É simplesmente magnífico estar na água do lado de montanhas que simplesmente brotam do mar e te fazem ter vertigem ao olhar para cima, passar entre as fendas das ilhas com a embarcação é sensacional, talvez seja a melhor parte do passeio, apesar do frio e da água turva devido as condições climáticas.
Kayaking in Halong Bay
Kayaking in Halong Bay
O fim do dia termina com um banquete estilo vietnamita a bordo (nada muito agradável para mim), depois do jantar alguns continuam bebendo (as bebidas não estão incluídas no pacote) outros vão para o deck superior apreciar a baía, tentam pescar lulas ou simplesmente vão dormir embalados pelo frio e balanço da baía mais famosa do Vietnã.
Dia seguinte, café logo pela manhã com uma paisagem de tirar o folego visto que o barco começa a mover-se em direção à ilha Titop, neste local também é permitido entrar, nela fica um morro com uma vista muito legal, vencer os muitos degraus é bem recompensador com o que se vê lá de cima, na base, uma pequena praia, de água bem fria fica aberta ao banho, os mais corajosos se arriscam em umas braçadas (água não fica tão fria depois de alguns minutos) tendo como plano de fundo as demais ilhas e as inúmeras embarcações dos demais tours.
Navegando em direção à Ilha Titop
"Praia" na Ilha Titop
Halong Bay vista do alto da Ilha Titop
No barco mais uma vez, fazemos o trajeto de volta para a marina, enquanto isso uma aula de culinária acontece, eles ensinam a fazer rolinho primavera, logo em seguida a última refeição a bordo, almoçamos enquanto o barco vai se aproximando do seu destino final. Por volta das 13:00 estamos de volta e mais três horas de van até Hanói. 

Não deixe de fazer o passeio a Halong de forma alguma, ainda com o tempo meio nublado e um pouco de frio, a experiência que tive lá foi fantástica, só de estar no alto do barco e olhar para as muitas ilhas, uma se escondendo atrás da outra, que se perdem no horizonte é uma sensação indescritível.
Halong Bay vista do alto da Ilha Titop
"À deriva" em Halong Bay 
  Até o próximo post!! Rumo ao Camboja... 

Acompanhe nosso facebook: Aleh Vieira

          Página no face: https://www.facebook.com/namochiladealeh/

Siga também nosso instagram: @namochiladealeh

         Adicione nosso snapchat: namochiladealeh

Nenhum comentário:

Postar um comentário