sábado, 8 de outubro de 2016

Hanói, do trânsito caótico à singularidade de suas atrações

Hánoi segue o mesmo ritmo alucinante do país como um todo, com pessoas de um lado para o outro, caminhando, de carro e a maioria delas em cima de uma moto, motos essas que dominam quase a totalidade do trânsito, por vezes com três, quatro e até cinco pessoas num mesmo veículo eu pude presenciar, isso quando eles não usam no transporte de alguma mercadoria, muita mercadoria na verdade. Contrastando com esse cenário, é muito comum vermos pelas ruas da cidade antiga, homem e mulheres vendendo frutas com seu tradicional chapéu vietnamita e um pau nos ombros que sustentam em cada ponta um cesto abarrotado de produtos.
Ruas do Old Quarter e Hanói
Se sua opção de estadia for no Old Quarter, comece a conhecer a cidade por ali mesmo, ao todo, 36 ruas estreitas e sinuosas com todo o tipo de comércio possível, desde agências de turismo a restaurantes, comida de rua e inúmeros hotéis. Pelo tamanho das ruas, o trânsito fica ainda pior, mas nada que intimide a multidão que passa por ali todos os dias, até por que, depois das 18:30 as ruas Hang Dao e Hang Ngang se transformam num imenso mercado noturno, com produtos dos mais diversos tipos e muita comida de rua, para todos os gostos, o fato a se lamentar é que a maioria das mercadorias são de qualidade bem inferior, assim como os preços.
Rua na imediações do Old Quater e Hanói
Pelo Old Quarter também é possível conhecer as famosas “Tube Houses”, casas ultra finas e de muitos andares que compõem boa parte do bairro, a explicação para tal fenômeno é que durante a colonização os impostos eram cobradas de acordo com o espaço de calçada utilizado na rua, dessa forma, para “burlar” o sistema fiscal a população começou a utilizar desse artifício e passou a construir as casas bem estreitas e altíssimas.
Algumas das "Tube Houses" em Hanói
Bem próximo do old quarter fica o Lago Hoan Kiem, uma das regiões mais famosas e turísticas de Hanói, no centro do lago, em uma pequena ilha, fica o Thap Rua (Torre da Tartaruga), construção erguida no século XVII e que servia como local de pesca do rei Le Thanh Tonh.
No lado oposto do lago está o templo mais visitado da cidade, o Templo Ngoc Son de arquitetura chinesa e que tem seu acesso permitido por V30.000 através da Ponte Huc, ponto preferido para as fotos nessa região. Os arredores do lago formam uma das zonas turísticas de Hanói, com muitos bares, cafés e restaurantes, além da beleza dos jardins margeando o lago.
Lago Hoan Kiem com o Thap Rua ao fundo
Região do Templo Ngoc Son
Ponte para o Templo Ngoc Son
Parte interna do Templo Ngoc Son
No Vietnã é muito comum ver igrejas católicas, diferentemente dos demais  países da indochina. Em Hanói, a mais famosa delas é a Catedral St. Joseph, que fica próximo ao lago, na rua Nha Tho, foi inaugurada em 1886 e possui um estilo neogótico que atrai muito a atenção, assim como a praça em frente e seus arredores bem ornados.
Arredores da Catedral St. Joseph 
Catedral St. Joseph em Hanói
Um pouco mais afastado da região central fica o Templo da Literatura, cerca de 20 minutos caminhando a partir da Catedral St. Joseph, esta maravilha da arquitetura vietnamita foi construído em homenagem ao filósofo chinês Confúcio e tornou-se a primeira universidade do Vietnã. Os Jardins da propriedade são belíssimos e os tickets custam apenas V30.000,  infelizmente só puder olhar por fora, visto que deixei essa atração por último e no meu último dia de Vietnã.
Templo da Literatura em Hanói
Mais dez minutos de caminhada e você chega até um dos locais mais bonitos da cidade, o complexo que abriga o mausoléu de Ho Chi Minh, mas antes não deixe de passar pelo belo Lenin Park que possui uma área verde e de lazer bem legais, além de muitos canteiros ornados com desenhos das próprias flores, claro que o símbolo do socialismos não podia faltar entre os desenhos.
Lenin Park em Hanói
Entrada para o Museu Ho Chi Minh
O mausoléu do líder socialista foi construído a pedido do próprio Ho Chi Minh imitando o de Lenin em Moscou, é lá que seu corpo está embalsamado, infelizmente não consegui informações de como ter acesso ao mausoléu, dessa forma, só visitei o museu e as áreas ao redor, que por sinal é muito bonita. Para entrar no museu paga-se V40.000 e nos domingos é gratuita, se for nesse dia, prepare-se para uma pequena multidão por lá. Nessa região também fica o Palácio Presidencial e o Jardim Botânico da cidade, uma área muito agradável para passar parte do dia.
Mausoléu de Ho Chi Minh
Estátua de Ho Chi Minh
Parte interna do Museu Ho Chi Minh
Parte interna do Museu Ho Chi Minh
Palácio Presidencial em Hanói
O que parece no começo uma cidade pouco interessante revela-se em pouco tempo em um destino bem instigante, onde o ritmo frenético de tudo faz com que você se dê conta de que parte da história dessas bandas da Ásia foram escritas ali.

Arredores do Lenin Park na capital do Vietnã 
  Até o próximo post!! Última parada no Vietnã (Halong Bay).. 

Acompanhe nosso facebook: Aleh Vieira

          Página no face: https://www.facebook.com/namochiladealeh/

Siga também nosso instagram: @namochiladealeh

         Adicione nosso snapchat: namochiladealeh

Nenhum comentário:

Postar um comentário