segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Luxemburgo, na terra dos Duques

Algo que já tem se tornado redundante no meus textos é quando falo que gosto de países pequenos. Sim, é verdade! Estando em Bruxelas, não consegui me desvencilhar de uma ida a Luxemburgo, outro país que sempre tive uma curiosidade gigantesca de conhecer. Oficialmente, Grão-Ducado do Luxemburgo, trata-se de um estado soberano com uma população que gira em torno de meio milhão de habitantes, sendo uma democracia parlamentar tendo um grão-duque como monarca constitucional, único grão-ducado existente no mundo onde mais de 30% da populaçnao é constituida por estrangeiros, sendo o mais alto índice da Europa.
Pelas ruas de Luxemburgo
Luxemburgo vista do alto de uma de suas pontes
Luxemburgo tem uma região onde a maioria das boas atrações estão concentradas e foi para lá que rumei assim que cheguei na cidade, obviamente cheguei de megabus pagando apenas 1 euro de passagem. A avenida Boulevard Franklin Roosevelt é uma das mais famosas e te leva direto até os melhores locais de visitação, sem contar que o caminho te reserva paisagens deslumbrantes da cidade, além de passar por pontes muito bonitas. A primira parada é a Catedral de Luxemburgo (Notre-Dame) com seu altar em estilo gótico. Mas antes de visitar a igreja, desça no lado oposto e tenha acesso ao lindo Villa de la Pétrusse, um parque muito espaçoso e cercado de muita natureza, formado por um complexo sistema subterrâneo de passagens e galerias escavados nas rochas e que serviram de abrigo para moradores durante a II Guerra Mundial, o parque é repleto de mirantes e pequenas pontes, mas tenha disposição pois se anda bastante para conhecê-lo. Ao final do Parque, subindo novamente, fica a Praça da Constituição de Luxemburgo, também conhecida como Praça da Moça Dourada, graças a escultura da deusa grega Nike no topo do obelisco, homenagem aos mortos na I Guerra Mundial
Pelas ruas de Luxemburgo
Catedral de Luxemburgo (Notre-Dame)
Parque Villa de la Pétrusse
Parque Villa de la Pétrusse
Parque Villa de la Pétrussea
Praça da Constituição de Luxemburgo
Região da Praça da Constituição
De volta à parte superior, bem próximo da Catedral fica a Praça Clairefontaine com uma bela escultura da Duquesa Charlote no centro e os prédios dos ministérios logo atrás. Andando um pouco mais você chega na Place Guillaume II ou William Square, com suas inúmeras barrquinhas de vendas, restaurantes, cafés e padarias, além de abrigar o escritório de turismo da cidade, onde você consegue um mapinha gratuito e conversando um pouco mais ainda é possível guardar sua mala lá, caso seu hotel não permita isso ou você esteja num bate-volta. Na praça você vai encontrar também a escultura de William II, a prefeitira da cidade (Hotel de Ville) e no lado oposto o Palácio dos Duques.
Escultura da Duquesa Charlote
Praça Clairefontaine
Willian Square ou Praça Guillaume II
Hotel de Ville (prefeitura de Luxemburgo)

Para encerrar o passeio por Luxemburgo, pegue a rua Chermim de la Corniche e vá em direção às Casematas Bock, uma caminhada pelos muros da cidade que revelam paisagens de tirar o fôlego, muitos consideram esse local como a “sacada mais bonita da Europa”, olhando sempre a cidade baixa cortada pelos rios e pontes enfeitadas. No final desse trajeto você estará na principal atração da cidade, Bock Casemates, um labirinto de galerias úmidas escavadas nas rochas que traduzem o que restou da antiga fortaleza que deu início ao Grão Ducado de Luxemburgo, a vista de dentro das casematas são belíssimas, cada pequena “janela” revela um ângulo diferente, mesmo caminhando um pouquinho, subindo e descendo muitas escadas, se espremendo para andar nas estreitas passagens e pagando 3 euros de entrada, a visita não deve deixar de ser feita.  
Vista a partir da caminhada pela rua Chermim de la Corniche
Vista a partir da caminhada pela rua Chermim de la Corniche
No caminho para as Casematas Bock
Vista das Casematas Bock
As galerias da Casematas Bock
Luxemburgo vista pelas "janelas" das Casematas Bock
Vista das Casematas Bock
A "sacada mais bonita" da Europa - Casematas Bock
         Até o próximo post!! Rumo ao Reino Unido da Grã Bretanha. 

Acompanhe nosso facebook: Aleh Vieira

Siga também nosso instagram: @namochiladealeh

Adicione nosso snapchat: namochiladealeh

E deixe seus comentários abaixo, ajude a construir nossa página...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário