sábado, 16 de maio de 2015

A tradução da modernidade nos bairros de Akihabara, Shinjuko e Shibuya em Tokyo

Dessa vez a capital japonesa não poderia ficar de fora do roteiro, na primeira viagem acabei não conhecendo a cidade que sempre via nos tokusatsus antigos, o desejo de conhecer era muito grande. Assim que ativei meu JR Pass já estava a bordo de um shinkansen (trem bala) que me levaria em 2 horas até a atual capital japonesa partindo de Kyoto. Decidi ficar 5 dias em Tokyo para conhecer bastante coisa, mesmo com a chuva atrapalhando, deu tudo certo e a vontade de voltar e ver tudo outra vez jamais vai deixar de existir. Como as atividades foram muitas, vou fazer três posts para que em cada um deles eu possa contar melhor sobre os principais bairros da maior aglomeração metropolitana do mundo.

Tokyo vista do alto da maior torre do mundo - Sky Tree
Akihabara

Este bairro sem dúvida é o paraíso dos eletrônicos e dos fãs de animes. Meu primeiro contato com Tokyo foi justamente nesse local, no dia em que cheguei fui diretamente para lá, como estava hospedado em Asakusa-bashi, praticamente do lado de Akihabara, somente uma estação de distância, tinha mesmo que começar por ele.

Pelas ruas do bairro de Akihabara - Tokyo 
Pense na enormidade de lojas de artigos eletrônicos, muitas, uma do lado da outra, consequentemente, uma multidão também pelas ruas e dentro das lojas. Mesmo com toda essa confusão de lojas e de pessoas, tudo é muito organizado e seguro, afinal de contas, estamos no Japão. Se seu intuito é andar a toa, perca-se pelas ruas de Akihabara e permita-se ser surpreendido com muitas lojas em promoção com milhares de produtos do lado de fora, onde o cliente olha a vontade, experimenta, escolhe e entra na loja para pagar. É isso mesmo, por incrível que pareça, funciona desse jeito e nada é roubado.

Pelas ruas do bairro de Akihabara - Tokyo 
Akihabara - Tokyo - paraíso do eletrônicos 
Outro atrativo do bairro são os animes, os fãs dos mais diversos desenhos japoneses se aglomeram nas inúmeras lojas em busca de tudo do seu personagem favorito, para aqueles que curtem os das antigas, assim como eu, muitas lojas vendem produtos de segunda mão, que parecem novos, a preços muito convidativos, talvez seja a única opção, pois os animes atuais tomam conta de tudo nos gostos dos japoneses, os velhinhos agora são raridade, infelizmente. Mas o que não vai faltar são opções para essas compras, são muitas lojas mesmo, em todos os lugares, algumas até inusitadas, com passagens mínimas para os clientes que precisam tomar muito cuidado para não derrubar nada.

Akihabara - Tokyo - onde os animes tem vez
Loja de mangás em Akihabara - Tokyo 
Loja de animes em Akihabara - Tokyo 
Shinjuko e Shibuya

Essas dois bairros são muito próximas e representam em Tokyo aquilo que existe de mais moderno e ousado, Shinjuko reúne boa parte das grandes empresas e funciona mesmo como um grande centro econômico, a estação de lá é enorme e se perder é muito fácil, saindo pelas ruas o que você vai encontrar é uma selva de pedra, com muitos prédios, lojas e grandes empresas. Ah, mas existe uma possibilidade grande de você encontrar alguns cosplays também, confesso que fui neste intuito, no entanto, era fim de tarde e estava meio chuvoso e nada deles aparecerem, outro local onde eles costumam ficar e Harajuko, uma estação entre Shibuya e Shinjuko. Para ter acesso a qualquer um desses bairros você pode pegar a Yamanote Line, que é uma linha circular de trem, que te leva a quase todas as partes principais da cidade.

Yamanote Line: forma mais fácil de conhecer Tokyo - foto: divulgação
Em Shibuya o que mais chama a atenção são aqueles tipos bem diferentes de japoneses que muitas vezes vemos na TV, com cabelos estilizados, pele com coloração estranha por bronzeamento artificial, aqueles tipos que gostam de fazer de tudo para fugir da rotina e parecerem menos “japoneses”. Em frente a estação de Shibuya está a estátua do cachorrinho Hachiko, o cão fiel da raça Akita que permaneceu leal ao seu dono mesmo depois de sua morte fazendo o trajeto até a estação para esperá-lo todos os dias, mesmo a pós sua morte. Em sua homenagem, hoje a estátua serve de pose para milhares de fotografias todos os dias.

Estátua do cão Hachiko em Shibuya - Tokyo 
Bem em frente a estátua de Hachiko é que esta o maior cruzamento de ruas do mundo, trata-se de Shibuya Crossing Peolple, nela, 8 semáforos são abertos ao mesmo tempo e um mundo de pessoas atravessam de um lado para outro, nesse local podemos ter uma noção mais exata do quão populosa é a maior metrópole do mundo.

Shibuya Crossing People com os sinais fechados 
Shibuya Crossing People com os sinais abertos 

Outros dois bairros de Tokyo vem na sequência. 
Até a próxima!! Aleh..

Curta nossa página no Face: facebook.com/namochiladealeh

Siga também nosso instagram: @namochiladealeh

Nenhum comentário:

Postar um comentário