segunda-feira, 8 de maio de 2017

Cartagena, o Caribe é logo alí.

Enfim, a viagem chegava ao lugar tão esperado, Cartagena das Índias, um pouco de sol e mais calor que nas duas primeiras cidades, muito mais calor diga-se de passagem, mas nada que tirasse o brilho e encantamento de Cartagena, um dos locais mais famosos da Colômbia com seus festivais de cinema, cultura e porta de entrada no Mar do Caribe para aqueles que vivem abaixo da linha do equador. De fato, a cidade se mostrou muito especial, principalmente a parte do Bairro San Diego, onde ficam as famosas muralhas, de onde se tem uma vista bonita.
Sobrevoando Cartagena num voo Avianca
Vista pelas muralhas de Cartagena
Cheguei a Cartagena em um voo da Avianca partindo de Medellín, na chegada já dá pra sentir o clima praiano da região, o aeroporto tem um visual que te remete à uma típica cidade costeira, a forma mais prática de chegar ao centro e que quase todos usam é o táxi, que custa bem barato, cerca de COP12.000 com direito a uma volta ao redor das muralhas, se o seu hotel ficar no Bairro San Diego. Sendo assim, a primeira atração não poderia ser outra, uma caminhada pela cidade para reconhecimento e posterior visita às muralhas, no entanto, elas farão parte de seu roteiro todos os dias, impossível ficar impassível e não querer mais uma andada por lá.
Caminhada na região das muralhas
Pelas ruas de Cartagena
O que a maioria dos turistas fazem é iniciar o passeio pela Torre del Relojo, uma das principais entradas para aqueles que não estão hospedados na cidade murada, de lá uma caminhada pelas ruas estreitas, históricas e coloridas de Cartagena é a melhor pedida, com algumas atrações importantes, como é o caso do Teatro Adolfo Mejía que em 1933 foi rebatizado de Teatro Heredia para marcar o sexto centenário da cidade, neste teatro acontecem espetáculos frequentes com artistas de diversos países. Outra atração é a Igreja e Faculdade de Santo Domingo, mais antiga construção civil da cidade, no entanto o que mais chama a atenção é a Plaza Santo Domingo que fica ao lado, onde se tem uma grande quantidade de bares e restaurantes com uma enorme escultura do Botero na frente, ideal para passar o fim de tarde.
Torre del Relojo, entrada da cidade murada
Caminhada sobre as muralhas 
As ruas estreitas de Cartagena
Teatro Heredia
Região da Plaza Santo Domingo com a escultura de Botero
Na lateral direita das muralhas, para quem está de frente para o mar, fica o Mercado Bovedas onde você consegue encontrar um monte de artesanías a um preço mais justo, o prédio antigo onde o mesmo funciona foi originalmente construído para estocar pólvora e outrora era uma cadeia, nos dias atuais ajuda a tornar o passeio pelas muralhas ainda mais interessante. No lado oposto ao mercado está uma estátua que representa uma homenagem a Índia Catalina que serviu de intérprete junto a seu povo para Pedro de Heredia, fundador da Colômbia, quando o mesmo chegou ao local, que na época era conhecido como Vila Kalamary.      
Mercado Bóvedas
Homenagem à Índia Catalina
Pelas muralhas de Cartagena
Ainda dentro da cidade murada fica o Museu da Inquisição, porém no lado oposto, próximo a Torre Del Relojo, a entrada custa COP16.000 e você poderá ter acesso ao principal monumento histórico da inquisição espanhola no Novo Mundo, visto que a cidade foi sede do Tribunal de Penas do Santo Ofício, em outras palavras, inquisição, a visita é super recomendada, parte de uma triste história está contada em seus salões, que causam arrepios. Por outro lado, a melhor parte da cidade murada é poder se perder por entre suas ruas e descobrir aquele local especial que muitas vezes a maioria das pessoas não passam, sem contar que o pôr do sol visto das muralhas é imperdível, batia ponto quase todos os dias por lá para assistir o “encerrar” de mais uma rotação do planeta.

Museu da Inquisição
Museu da Inquisição
Pelas muralhas no fim da tarde
Pôr do sol em Cartagena
Cartegena se tornou famosa também pelo fato de estar na região do Caribe, no entanto as praias da cidade em si não chegam nem perto da beleza do Mar do Caribe, as praias de lá, a de Bocagrande a mais famosa de todas, são bem fraquinhas por sinal, com águas pouco convidativas e uma estrutura razoável, mesmo para quem só curte ficar lagarteando ao sol. Somado a isso o fato de muitos ambulantes querendo se dar bem em cima dos turistas, oferecendo barraquinhas, guarda-sol, passeios, comida e até mesmo massagem, muitas mulheres começam a fazer massagem dizendo que é uma demonstração grátis e no fim querem te cobrar, para evitar isso, o melhor é recusar até mesmo a demonstração gratuita, caso não queira ser lesado e passar perrengues na praia. Ainda assim, vale a visita para um passeio e conhecer um pouco da verdadeira praia de Cartagena.

Praia de Boca Grande
Praia de Boca Grande
Para poder chegar de fato nas águas lindas do Caribe é necessário fazer um dos muitos passeios que a cidade oferece, o mais famoso deles para Playa Blanca e Isla Baru (Islas del Rosario), você vai encontrar um monte de vendedores pelas ruas querendo te vender o passeio por COP60.000 e te pedindo vinte mil de adiantamento, não caia nessa e nem se desespere para comprar logo o passeio. Em frente a entrada da cidade murada está o Muelle de Los Pégasos, de onde saem os barcos para os passeios, lá tem um monte de guichês, um do lado do outro, de várias empresas que fazem o tour, ignore os milhares de vendedores e compre diretamente com a empresa pagando COP40.000 pelo passeio incluindo almoço. O tour sai por volta das 9:00 e encerra-se as 17:00 sendo assim, ideal levar água, lanche e tudo mais que e necessário para um dia na praia, temos que pagar uma taxa portuária de COP13.000 e esperar um pouquinho, em virtude da grande quantidade de embarcações que fazem esse trajeto.

Muelle de Los Pégasos em frente à Torre del Relojo
Região do píer de onde saem os barcos
No caminho, algumas paradas são feitas para conhecer um pouco mais da região, o pessoal vai explicando tudo, mas em nenhuma dessas paradas é possível descer, próximo de Playa Blanca você precisa decidir se vai diretamente para a praia ou se deseja visitar um oceanário em Isla Del Rosario, caso deseje a entrada custa COP20.000 e o pessoal te deixa lá e retorna uma hora e meia depois para buscar, enquanto isso os demais seguem diretamente para a Playa Blanca e acabam tendo mais tempo para curtir a praia. Optamos por ir ao oceanário e ver alguns animais, apesar de biólogo achei o passeio interessante pois a sensação que da é a de que os animais não estão presos, visto que o oceanário é construído em palafitas sobre o mar, dando liberdade aos animais que ali vivem. Lá é possível ver tubarões lixa sendo alimentados, além de muitas espécies de peixes, aves e tartarugas marinhas, mas o ponto alto mesmo é o show dos golfinhos, obviamente nada comparado aos que existem nos Sea World da vida, mas foi bem bacana e valeu a pena essa parada.

Em direção à Playa Blanca
Uma parada no meio do caminho
Oceanário em Isla del Rosario
Oceanário em Isla del Rosario
Tartarugas no oceanário 
Tubarões sendo alimentados no oceanário
Show dos golfinhos no oceanário
Terminado o tempo no oceanário o barco volta pra te buscar, importante lembrar o nome da empresa na qual você está fazendo o tour, de lá para a praia é bem rapidinho, alguns minutos depois de chegar o almoço é servido e você tem até as 15:00 para aproveitar o mar de águas azuis esverdeadas e passear pela arreia branquinha da praia, não fosse pela grande quantidade de ambulantes e pelo elevado fluxo de turistas no local o passeio seria perfeito, pois o lugar é muito bonito, vale a pena passar um dia de sol e mar apreciando as belezas naturais dessa parte do Caribe. Na volta o barco vem na velocidade máxima, prepare-se para se molhar bastante, guarde seus pertences todos numa bolsa impermeável se não quiser que tudo fique encharcado.

Em Playa Blanca/Isla Baru
Em Playa Blanca/Isla Baru
Playa Blanca/Isla Baru
Almoço com a melhor vista de todas

 Uma das atrações fora da cidade murada que dá para fazer a pé é o Castillo de San Filipe de Barajas, uma bela herança da época em que Cartagena lutava contra piratas e invasores, a vista da cidade lá de cima é bem legal e na frente tem uma bandeira gigante da Colômbia. O ticket custa COP17.000 e você tem acesso a todas as partes da fortificação, inclusive os salões e túneis que eram utilizados para guardar pólvora que abasteciam os canhões. Separe pelo menos umas três horas para percorrer o castelo por completo e apreciar tudo visto de cima, se é fã de história e estiver em um grupo maior, contrate um guia para fazer a visitação. Atrás do castelo fica o Monumento Sapatos Velhos e mais acima (acesso de táxi, por ser uma área perigosa) o Convento de La Popa, que infelizmente não tive tempo de visitá-los, foram apenas três dias de Cartagena, olhando pelo lado bom, é um incentivo para voltar a essa cidade encantadora.
Subida para o Castillo de San Felipe de Barajas
Vista de Cartagena do alto do castelo
Região lateral da fortificação de Barajas


Castillo de San Felipe de Barajas
Bandeira gigante na entrada do castelo
 Até o próximo post, primeira vez em terras europeias! O "velho mundo" vai aparecer por aqui... :)

Acompanhe nosso facebook: Aleh Vieira

Siga também nosso instagram: @namochiladealeh

Adicione nosso snapchat: namochiladealeh

Nenhum comentário:

Postar um comentário