domingo, 18 de setembro de 2016

O descanso merecido em Mandalay

Cheguei em Mandalay de ônibus partindo de Yangon em uma viagem de mais ou menos nove horas, num ônibus comum da empresa Yar Zar Tun Express, detalhe que eu e minha amiga éramos os únicos estrangeiros das quase 50 pessoas que faziam aquele trajeto. As passagens eu adquiri no hotel onde estávamos em Yangon por 11.000 kyats e chegando em Mandalay um táxi nos levou até o nosso excelente hotel, como já contei no post anterior. É claro que estávamos mortos de cansaço, chegamos no começo da manhã e como o hotel permitiu logo nossa entrada, foi a deixa para dormir e sobrar muito pouco tempo para conhecer a cidade e suas atrações, por isso, digo que em Mandalay eu só descansei da viagem, talvez a ida direto para Bagan tivesse sido melhor, mas já que tinha ocorrido dessa forma, paciência e fica a dica para a próxima.
Assistindo o pôr do sol em Mandalay
Mandalay Hill ao fundo
Depois do merecido descanso, saí em busca das atrações daquela única tarde que teria na cidade, pois no dia seguinte partiria para Bagan. De mapa na mão segui em direção ao Mandalay Palace, gigantesco complexo de templos da cidade, todo cercado por um fosso com uma área enorme, infelizmente neste dia o acesso não estava sendo permitido aos estrangeiros, e até hoje não sei os motivos, o guarda que nos atendeu não estava bem humorado. Pelo menos deu para caminhar nos arredores e assistir um belo por do sol através das pagodas maiores que existem dento do complexo.
Arredores do Mandalay Palace
Mandalay Palace
Pôr do sol através das pagodas do Mandalay Palace
Partindo um pouco frustrado segui pela lateral do Palace onde no fim da rua existia uma grande Colina com alguns templos na parte alta, sabia que se tratava de Mandalay Hill, fiquei ainda mais frustrado por saber que pelo adiantar da hora, não teria mais tempo de subir o monte e visitar os templos, mesmo assim continuei caminhando até a base da colina, onde também existia muitos outros pequenos e belos templos, construções interessantes com fachadas lindas, onde muitos birmaneses aproveitavam para passar o tempo e esbanjar sua rotineira alegria de viver.
Mandalay Hill
Região dos templos aos pés do Mandalay Hill
Uma das muitas e belas fachadas dos templos de Mandalay

No final da contas, foi só o que deu para conhecer, não diria que a cidade não tem atrativos, longe disso, mas preciso confessar que não podem ser comparados com as atrações de Yangon e principalmente de Bagan. Minha estada por lá serviu como um descanso e uma ponte entre as duas cidades mais importantes. Para aqueles que visitam o Myanmar com mais tempo, minha sugestão é que vá sim para Mandalay e explore a cidade, viste também o Inle Lake, região próxima e muito famosa, que tem tours oferecido diariamente por muitos taxistas locais.
Arredores do Mandalay Palace
Região dos templos em Mandalay
  Até o próximo post, com a última cidade do Myanmar!!