sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Alguns dos passeios alternativos pela ilha de Fernando de Noronha

Este post está destinado a esclarecer um pouco mais sobre os passeios menos conhecidos de Fernando de Noronha e alguns daqueles que muitos deixam passar na sua visita à ilha e que podem deixar seu roteiro bem preenchido de atrações.


Sede do Projeto Tamar em Noronha
 Começando pelo passeio ao Forte dos Remédios, que fica no final da Vila dos Remédios, depois do prédio da prefeitura é so terminar de descer a rua e logo na frente tem a placa indicando o caminho, prepare-se para uma subida mais íngrime, mas que te trará uma vista que recompensa muito o esforço. Como a fortificação é grande, procure explorar todos os pontos para ver Noronha de vários ângulos lá do alto.


Prédio da Prefeitura de Noronha
Igreja de Noronha - no caminho para o Forte dos Remédios
Subida para o Forte dos Remédios
Vista da ilha do alto do Forte dos Remédios
Forte dos Remédios
Vista do Forte dos Remédios
Outro passeio alternativo é a ida até o modesto Museu dos Tubarões. Não tem nada de extraordinário, mas conta um pouco sobre os tipos de tubarões da ilha, além de ter uma lojinha com bons souvenieres e uma lanchonete com preços camaradas. O Museu dos Tubarões fica bem perto do Porto Santo Antônio, de onde saem a maioria dos passeios, além disso, essa região é bem bacana para um passeio contemplando o mar e a natureza da ilha, as lojinhas de lá são as que tem preços muito melhores.


Museu dos Tubarões
Museu dos Tubarões
Área externa do Museu dos Tubarões
Porto de Santo Antônio
Porto de Santo Antônio
Praticamente em frente ao Museu dos Tubarões está a Praia do Buraco da Raquel, local repleto de piscinas naturais em meio a rochedos, por lá o banho é proibido, cabendo somente a apreciação do alto dos rochedos, infelizmente nesse dia o tempo não ajudou muito com a vista.

Praia do Buraco da Raquel vista do alto dos rochedos
Buraco da Raquel
Buraco da Raquel em um dia nublado 
 Em Noronha tem também uma sede do Projeto Tamar que pode ser um passeio alternativo e bem interessante, pode-se chegar a pé, caminhando cerca de 20 minutos partindo da Vila dos Remédios, ou até mesmo de ônibus, o ponto fica logo em frente. O espaço do Tamar é bem legal e todas as noites tem uma palestra diferente com os mais diversos temas.


Sede do Projeto Tamar em Noronha
Sede do Projeto Tamar em Noronha
 Em alguns dias o pessoal do Tamar faz uma soltura de filhotes de tartaruga em uma das praias, basta se informar na sede para saber se seus dias serão compatíveis.


Sede do Projeto Tamar em Noronha
Outra atração do Tamar é a captura de um espécime de tartaruga marinha que eles fazem na Baía do Sueste (ponto final/inicial da linha de ônibus), geralmente nas segundas e quintas. A tartaruga na verdade passa por uma triagem promovida pelos membros do Tamar, colocando grampo de identificação e posterior liberação de volta na água, no entanto o pessoal do Tamar faz disso um evento com muitas explicações sobre o habitat e a vida das tartarugas na ilha.


Baía do Sueste em um dia de pouco sol
Baía do Sueste
Baía do Sueste - onde as tartarugas aparecem
Ao lado da Baía do Sueste encontra-se o inicio da trilha até a Praia do Leão que também dá acesso até o Forte São João Sueste e o Mirante Caracas, mas certifique-se de ir somente em momentos que não tiverem ocorrido chuvas nos dias próximos, uma vez que a estrada de acesso fica bem difícil de transitar a pé, muita lama. Infelizmente foi o que aconteceu comigo.


Estrada cheia de lama no acesso até a Praia do Leão
Até a próxima!! Malas prontas, dessa vez para a Colômbia.. Aleh..

Curta nossa página no Face: facebook.com/namochiladealeh

Siga também nosso instagram: @namochiladealeh

2 comentários: