sábado, 6 de dezembro de 2014

As atrações de Cuzco e o boleto turístico

A cidade de Cuzco muitas vezes está unicamente associada a Machu Picchu, mas o que muitos esquecem é que a cidade dispõe de inúmeras atividades interessantes que podem tranquilamente preencher um roteiro de quatro ou cinco dias. Desde o tour do Vale Sagrado ou Maras e Moray, que ficam um pouco mais afastados, até passeios dentro da cidade ou muito próximas a ela.

Vale Sagrado - Pisac
Os terraços de Moray
Para poder aproveitar essas atrações ao máximo, logo após a sua chegada a Cuzco compre o boleto turístico completo que tem validade de 9 dias, pois sem ele o custo de seus passeios pode aumentar muito, até por que, tem algumas atrações que você não pode ter acesso sem esse boleto. Ao todo são dezesseis atrações contempladas, as entradas para Pisac, Ollantaytambo e Chinchero que juntamente com Urubamba formam o tour no Vale Sagrado. E a entrada para os terraços de Moray que é feito conjugado com as salineras de Maras (entradas pagas a parte).

O boleto turístico
As ruínas de Pisac no Vale Sagrado
Ollantaytambo no Vale Sagrado
Salineras de Maras
As entradas para as atrações do city tour na cidade também constam no boleto turístico, todas as agências de viagem fazem esse passeio em cerca de três horas, como a maioria das atrações não são muito distantes de Cuzco algumas pessoas resolvem fazer por conta própria, sem aquele esquema de grupo, que muitas vezes te impede de conhecer melhor cada lugar.

1ª atração - Museo de Sitio del Qoricancha: com acesso pela Avenida el Sol, o museu fica embaixo de uma igreja e conta boa parte da história Inca atráves de seus peças, costuma ser bem cheio e em geral inicia o city tour.

Museo de Qoricancha
2ª atração - Saqsayhuamán: antiga fortaleza Inca com pedras gigantescas formando os paredões, vista muito bonita de Cuzco. Para muitos o ponto alto do city tour e que é possível ter acesso caminhando a partir da Plaza de Armas, bem perto dali tem um conjunto de escadas que te leva até a estrada que passa por uma das entradas do sítio.

Saqsayhuamán - a parte mais famosa do city tour
3ª atração - Qénqo: outro sítio arqueológico localizado a 6 quilômetros de Cuzco e a 3.580 metros acima do nível do mar, composto por inúmeras galerias subterrâneas e canais entre as rochas que muitas acham ter sido local de mumificações, altar ou experiências científicas. Um pouquinho assustador, mas imperdível pela história do lugar.

Sítio arqueológico de Qénqo
4ª atração – Puka Pukara: complexo militar de ruínas com paredes altas e alguns terraços para proteção de Cuzco, além de ter servido como ponto de parada para muitos viajantes na época do império Inca.

Ruínas de Puka Pukara - Foto: divulgação
5ª atração – Tambomachay: última parada do city tour, sitio arqueológico destinado ao culto da água onde existem vários canais e cascatas que correm pelas rochas. 

Sítio de Tambomachay - Foto: divulgação
A ordem dessas atrações pode mudar de uma agência para outra, ou até mesmo por conta do trânsito, atrasos inesperados ou para diversificar o tour. Outras duas atrações do boleto que não fazem parte do city tour e que são um pouco distantes de Cuzco, cerca de 30 quilômetros, são Tipón e Pikillacta.

* Tipón: antigo centro e laboratório de agricultura Inca em que os terraços estão em excelentes condições de conservação e a área de irrigação é bem grande. Conta ainda com uma trilha para ser desbravada pelos visitantes. 

Tipón - Foto: divulgação
* Pikillacta: sítio arqueológico composto pelos restos de uma antiga cidade da época Pré-inca que lembra um pouco a grande Muralha da China. Seu aspecto não se apresenta de forma muito atrativa por ser o que sobrou de uma cidade antiga, no local é possível perceber até o traçado urbano.

Ruínas de Pikillacta - Foto: divulgação
Ainda pelo centro da cidade e regiões próximas você pode desfrutar de muita coisa com seu boleto turístico, a entrada de algumas atrações culturais também são contempladas, como é o caso do Centro Qosqo de Arte Nativa que está localizado na Avenida El Sol e apresenta espetáculo de danças típicas com figurino característico. Outra opção é o Museu Municipal de Arte Contemporanéo na Plaza Cusipata com um acervo bem interessante de arte contemporânea e uma bela fonte no centro. Já na Calle Heladeros, bem perto da Plaza de Armas você vai encontrar o Museo Histórico Regional que funciona em um casarão colonial e lhe permite ter um panorama geral da história do Peru e da civilização Inca.
 
Museu municipal de Arte Contemporanéo - Foto: divulgação
Museo Histórico Regional - Foto: divulgação
Ainda na Avenida El Sol, mas um pouco mais afastado da Plaza de Armas, você pode olhar a cidade de Cuzco pelo Monumento Pachacuteq que é um observatório e ao mesmo tempo um pequeno museu. Bem perto dali está o Museo de Arte Popular com peças de arte local reunidas em um pequeno espaço que torna o museu aconchegante. 

Monumento Pachacuteq
Então, se vai dispor de um pouco mais de dias em Cuzco o ideal é que você use e abuse do seu boleto turístico, afinal de contas quando você o compra está pagando por todas as entradas. Talvez algumas atrações não sejam tão interessantes assim para muitas pessoas, mas aproveitando para visitá-las você acaba fazendo um bom tour caminhando por essa cidade que tem uma atmosfera única e extremamente agradável.
É isso, aproveite Cuzco o máximo que puder e compartilhe sua experiência.
Até a próxima!!
Aleh.

2 comentários:

  1. Olá, boa tarde

    Vc poderia me informar onde compro esse boleto e quanto custa??

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Em qualquer uma das atrações que você for visitar, ma entrada eles tem o boleto turístico. Em 2014 custava o equivalente a 70 reais.

      Abraços..

      Excluir