sábado, 27 de setembro de 2014

10 motivos para escolher Toronto como destino do seu intercâmbio.

Sei que o título do post revela que o assunto a ser tratado são os possíveis motivos que podem ser levados em consideração na hora de escolher a cidade de  Toronto como a eleita para seu intercâmbio, mas, antes disso, vamos falar um pouco sobre o Canadá e alguns motivos que antes de tudo podem ajudar a escolher este país de imensas proporções geográficas e que faz consonância com o tamanho da sua beleza e cordialidade do seu povo, como seu destino. Então, se você ainda tem dúvida quanto a escolher ou não o Canadá, se ligue nessas informações aí.

Toronto ao anoitecer vista do ferry que nos traz de Toronto Islands
* O Dólar Canadense é em geral mais barato que o Dólar Americano e muito mais do que o Euro e Libra Esterlina, quando se pensa em escolher um destino na Europa como a Inglaterra ou Irlanda. Com isso você tem muitas de suas despesas diminuídas e uma margem maior para gastos.
* No Canadá segurança é coisa séria, os índices de criminalidade são baixíssimo, o que te deixa mais tranquilo para aproveitar ao máximo sua estada e poder conhecer muito deste país.
* A gentileza e simpatia impera na maioria dos lugares que você vai, as pessoas são extremamente solicitas e muito educadas, sem contar que o país recebe visitantes e imigrantes de todas as partes do mundo e não se percebe nenhum traço de xenofobia. 

Toronto vista da CN Tower - um dos cartões postais da cidade.
* Três, das cinco cidades com melhor qualidade de vida do planeta estão no Canadá: Vancouver aparece em 3º lugar, Toronto em 4º e Calgary na 5ª posição, atrás apenas de Melbourne na Austrália que encabeça a lista e Viena na Áustria que está em 2º,  levando em consideração os dados de 2013. Na 16ª colocação ainda aparece outra cidade canadense, Montreal, que fecha a lista e deixa o Canadá como o segundo país que mais tem cidades na seleta lista de 25 locais, atrás apenas da Austrália que figura com cinco cidades nessa seleção.
* No Canadá é muito fácil encontrar um Tim Hortons, a mais popular rede canadense de coffeeshop, está espalhada por quase todo o país, com serviço excelente, preços ótimos e muitas guloseimas. Você pode “almoçar” super bem pagando menos de C$ 10,00 -  sem falar que a internet nas lojas é de excelente qualidade e gratuita.

Montreal - província de Québec
Tim Hortons - a febre canadense. Foto: divulgação
Bem, depois que você já se decidiu pelo Canadá, algo que não é difícil de acontecer por conta de inúmeros benefícios e facilidades, é hora de decidir para qual cidade ir, já deu para notar que não se trata de uma tarefa fácil, visto que quatro delas estão entre as de melhor qualidade de vida e todas recebem um contingente enorme de intercambistas todos os anos. Diante disso, vamos apresentar os motivos que podem pender a favor de Toronto na sua escolha.
1º- A multiculturalidade da cidade é uma das marcas registradas de Toronto, dificilmente uma pessoa se sente estrangeiro em uma cidade tão diversa em cultura. Estudantes e imigrantes de muitas partes do mundo compõem a comunidade da cidade e permitem de fato um intercâmbio cultural.
2º- O Canadá é um país que tem dois idiomas como oficiais, o inglês obviamente e o francês, mas apesar de Toronto estar bem próxima da região francófona, na cidade quase 100% das pessoas só falam em inglês, o que lhe trará uma tranquilidade muito maior na comunicação com as pessoas.
3º- New York está há apenas alguns minutos de voo de Toronto, podendo chegar facilmente também de ônibus até um dos destino mais desejado nos Estados Unidos por muitos brasileiros, inclusive com ônibus do tipo low cost da empresa Megabus que cobra cerca de C$30,00 por trecho.

Central Park - New York
4º- Toronto é a porta de entrada para o Canadá, a maioria dos voos, ou talvez a totalidade deles, que vão a todas as cidades no país precisam antes passar por Toronto, sendo assim, é a única que possui voos diretos partindo do Brasil (Guarulhos) pela excelente companhia Air Canada.
5º- O transporte público de Toronto é outra fator que pode pesar na sua escolha, funciona de forma bem harmônica e apresenta algumas vantagens como: cartões semanais, mensais e de fins de semana com preços melhores para aqueles que forem usar muito o transporte público, além de ser na modalidade conjugado, onde com apenas um ticket você pode fazer o seu trecho completo, mesmo que precise mudar de tipo de veículo (subway, ônibus ou street car).
6º- Em Toronto você pode experimentar culinária de quase todo o mundo, reflexo da multiculturalidade dita acima e presente na cidade, os restaurantes especializados em comidas estrangeiras estão espalhados por boa parte da cidade.
 
Street Car em Toronto. Foto: divulgação

7º- A proximidade com as famosas Cataratas do Niagara é outro atrativo para Toronto, localizada a apenas duas horas de ônibus de Niagara Falls onde pode se ver as quedas d´água mais famosas da Ámerica do Norte.  
8º- Toronto hoje se encontra em um estágio muito avançado de preparação para receber intercambistas. As muitas escolas de inglês são de excelente qualidade, uma rede muito grande de homestays está espalhada pela cidade, além de inúmeros eventos e viagens direcionadas para a integração dos alunos com o idioma.
9º- A capital da província de Ontário também conta com um sistema de localização e trânsito muito fácil, como a cidade é “quadrada” você consegue andar tranquilamente por lá sem correr o risco de se perder e podendo chegar a muitos locais caminhando.

Adicionar legenda
10º- Por ser uma das cidades mais ao sul do Canadá, Toronto tem um clima bem mais ameno no inverno do que muitas outras cidades famosas para intercâmbio, com exceção de Vancouver, onde o inverno castiga bem menos. Ainda assim, Toronto se mostra muito bela coberta pela neve e com o sol brilhando durante o dia.

Toronto coberta pela neve em dia de sol.
Aposto que depois desses motivos, a decisão pelo Canadá é certa e que as malas já estão sendo preparadas rumo a Toronto, rsrs. Para aqueles que assim fizerem, garanto que dificilmente vão se decepcionar por esse país e tão pouco por essa cidade que reúne beleza, qualidade de vida e seriedade de um povo que de forma natural aprendeu a receber e acolher a todos, independente de seu país, sua religião, cor, classe social e orientação sexual. 
Dúvidas, sugestões, mais detalhes... É só deixar nos comentários.
Até a próxima!!
Aleh. 

2 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo e pelas dicas! Aproveitando, queria deixar uma dica também! Para aqueles que querem treinar o inglês, mas estão sem grana ou se recusam a pagar esse câmbio absurdo atualmente, existem boas escolas que oferecem imersão em idiomas, geralmente no período de um final de semana, a bom preço e conversação com nativos! Uma que recomendo é a http://www.onthewayschool.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Carlos Sampaio.
    Muito boa dica, gostei muito!!
    Valeu//

    ResponderExcluir