sábado, 9 de agosto de 2014

Punta Arenas - a cidade mais austral do Chile

Deixando Los Angeles para trás e partindo um pouco mais para o sul, melhor dizer extremo sul, era a hora de ir para Punta Arenas, cidade mais austral do país, porém, antes disso era preciso ir até Puerto Montt. Poderia pegar um voo de Concépcion, que fica cerca de duas horas de Los Angeles, mas como queria fugir do monopólio da Lan (maior empresa aérea do Chile) e conhecer Puerto Montt que já estava no roteiro, optei por fazer uma parte da viagem de ônibus (padrão Chile) e terminar com um voo até Punta Arenas de Sky Airlines, concorrente da Lan, e de quebra passar o dia conhecendo Puerto Montt.


A caminho de Puerto Montt.
Já na cidade foi possível apreciar a feira de artesanato Angélmo, o porto, um dos mais importantes da região de Los Lagos e a bela Plaza de Armas, tudo a pé para conhecer melhor o lugar. Por toda a cidade é possível perceber traços da colonização alemã, desde monumentos históricos até os tradicionais restaurantes e cafeterias. 
 
Pela orla de Puerto Montt.

Região do porto.
Plaza de Armas.
Sem dúvida alguma Puerto Montt é um destino interessante para quem está querendo se aventurar pela Patagônia Chilena, não tão bela quanto a parte argentina, mas de encanto ímpar. A cidade ainda conta com o 2º aeroporto mais importante do país, atrás apenas do de Santiago, de fato ele merece esse título, tudo extremamente organizado, boa estrutura, limpo, confortável, de fácil acesso e muitas opções para quem aguarda seu voo. O mesmo é possível dizer da empresa Sky airlines, na qual fiz a rota Puerto Montt - Punta Arenas, muito bem conceituada.
A chegada a Punta Arenas já nos traz a sensação de enfim estarmos na Patagônia, a cidade toda gira em torno da receptividade aos turistas que por ali passam o ano todo, andar pelas ruas da cidade é ter a noção exata de que o mundo quase todo se encontra nessa região, inúmeras nacionalidades se integrando e em busca das atrações patagônicas, uma delas o reduto dos pinguins: Isla Magdalena e Seno Otway. 

Chegando em Punta Arenas.

 Estive hospedado no Hostel Keoken, lugar simples, mas de atendimento excepcional, acho que a dona, Maribel, foi a pessoa mais gentil que conheci nesta viagem, e com ela contratei o passeio para a pinguineira de Seno Otway. Apreciar os pinguins foi fantástico, a trilha é toda marcada e não se deve ultrapassar, muito menos tocar nos animais, eles não se importam com a presença das pessoas, são dóceis e muitos deles são filhotes ainda trocando as penas. Todos dizem que o passeio a Isla Magdalena é melhor, mas infelizmente os dias não bateram, mesmo assim Seno Otway é uma alternativa muito boa.



Seno Otway.
Seno Otway.
Seno Otway.
Outro lugar bacana para ir em Punta Arenas é a zona franca, um pouco mais na saída da cidade, mas facilmente é possível chegar de táxi coletivo, uma das melhores invenções dos chilenos e argentinos, extremamente barato se locomover nessa modalidade por esses dois países. Na zona franca é possível conseguir preços muito bons, principalmente de eletrônicos, não vá esperando um outlet dos Estados Unidos, não é para tanto, mas com certeza bem mais barato que no Brasil, aproveitei a deixa para adquirir um macbook por R$2.800,00 que já estava desejando há algum tempo.
Por toda Punta Arenas é possível encontrar ótimas opções para alimentação, sejam restaurantes, cafés ou até mesmo nos supermercados, além de inúmeros hotéis e hostels, monumentos históricos espalhados para todos os lados e muita simpatia do povo de lá, como havia dito, é uma cidade preparada para receber turistas do mundo todo. Não deixe de visitar o porto e as muitas praças da cidade, uma mais bonita que a outra. 

Punta Arenas.
Punta Arenas.
Os encantos de Punta Arenas vão muito além do fato de ser a última cidade do Chile no sentido sul, consequentemente a mais austral do país e "capital" da Patagônia Chilena, alguns dias nessa região vão fazer com que a vontade de voltar a ela seja cada dia maior. 
Dúvidas, sugestões, correções, etc é só escrever nos comentários.
Até a próxima!!!
Aleh. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário