sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Como é voar na classe executiva da LATAM Airlines do Canadá para o Brasil

Minha volta do Canadá (Toronto) em julho deste ano foi voando Latam e com uma conexão nos Estados Unidos (Nova York) em classe executiva. Adquiri as passagens com milhas no programa Latam Fidelidade/Multiplus, sendo necessário o valor de 70 mil pontos para esse trecho (Toronto-Nova York-Rio de Janeiro-Vitória).  
A Latam opera seus voos em Toronto no terminal 3 e como o voo tem conexão nos Estados Unidos, todo o processo de imigração é feito ainda em Toronto, ou seja, haja paciência, muitas horas de fila e uma confusa sequências nas prioridades, sem contar com o velho mal humor do pessoal de imigração para os Estados Unidos. O check-in foi feito por uma funcionária nativa de língua espanhola e que parecia um verdadeiro motorzinho, falando rápido e fazendo todo o processo com a maior das pressas, sobrando pouco tempo para a simpatia, se “irritou” até com a grande quantidade de carimbos e vistos em meu passaporte, o que dificultou ela encontrar meus dados.
Embarque tumultuado da Latam em Toronto
Após o check-in foi a hora da tensão em passar por toda a burocracia de imigração, sobrando pouco tempo para aproveitar o Vip Lounge Admirals Club da American Airlines parceira da Latam e membro da One World, experiência que já citei neste post aqui. Após alguns minutos na sala vip fui para o portão de embarque esperar o voo, que já estava atrasado ainda em solo, e o local de embarque estava lotado, sem contar que foi um Deus nos acuda na hora de embarcar, com todas as classes reunidas num mesmo local para o embarque, faltou clareza dos funcionários ao organizar as filas. Após o embarque ficamos por quase uma hora parados no pátio por conta de problemas na aeronave.
Companhias aéreas aliança da One World
Estávamos em um Boeing 767-300ER não muito novo e que tinha configuração 2-2-2 na classe executiva, apesar do voo ser curto as poltronas eram do tipo flat bed, e não havia kit de amenidades. Depois de uma longa espera, foi servido os drinks de boas vindas pelas comissárias brasileiras. O monitor de entretenimento à frente do assento era bem grande e com boas opções de filmes, séries, músicas e jogos, assim como fones de ouvido com mecanismo de abafar o som.
Welcome onboard drinks voo Latam 
Espaço entre as poltronas na classe executiva da Latam 
Business class cabin voo Latam 
Após a aeronave ter decolado e estar estabilizada no ar o serviço de bordo começou, por se tratar de um voo de menos de duas horas só nos foi servido um lance (sanduíches de presunto e queijo) com bebidas. Em poucos minutos estávamos aterrissando no aeroporto JFK com um atraso considerável. Desci no mesmo portão que iria embarcar novamente, o que facilitou bastante. Felizmente me sobrou um pouquinho de tempo para conhecer mais uma Admirals Club Vip Lounge, dessa vez no terminal 8 do aeroporto de Nova York como contei neste post.
Lanche a bordo no voo para JFK 
Sobrevoando Noa York
·  Poltrona: 8,5
·  Atendimento: 8,0
·  Entretenimento de bordo: 8,0
·  Check-in: 7,0
·  Refeição: 7,0
·  Embarque: 5,0
·  Média: 7,3

No segundo voo, que teria o Rio de Janeiro como destino final, fui no horário previsto para o portão de embarque, no entanto, mais um atraso daqueles, visto que este atraso já tinha começado ainda em Toronto. Depois de uma longa espera o embarque começou de forma até organizada e a sequência das prioridades e classes foi respeitada. Eu suspeitava muito que a aeronave que iriamos pegar seria a mesma que nos trouxe, até hoje não estou certo se foi a mesma ou não, visto que partindo de JFK também tem um voo para Guarulhos em horário muito semelhante, mas fato é que ao entrar na aeronave Boeing 767-300ER eu notei que a mesma era mais nova que a primeira que eu estava, além de não ter restado nenhum funcionário se quer do voo anterior, como se tratava de um avião do mesmo tipo, a conformação da poltronas é a mesma de antes 2-2-2 na executiva.
Business class cabin voo Latam
Poltronas do tipo flatbed, bem confortáveis e com sistema de entretenimento com uma tela bem grande à frente, assim como fones de ouvidos. Logo que embarcamos as aeromoças nos serviram bebidas, alcoólicas ou não e algumas castanhas, também entregaram o cardápio para o jantar e carta de vinhos. Alguns minutos depois os kits de amenidades com cosméticos Salvatore e Ferragamo foram entregues, além de todos os outros produtos que já são de praxe nos kits de amenidades, com a vantagem de vir tudo em uma necessaire muito legal, com opção das cores vermelho e azul escuro.
Entretenimento a bordo Latam
Welcome onboard drinks
Carta de vinhos voo Latam
Necessaire Salvatore Ferragamo 
Depois da decolagem e dos avisos de atar cintos serem desligados o serviço de bordo começou com o jantar, todas as aeromoças da executiva falavam português, mas nem todas eram simpáticas, pedidos previamente feitos o jantar foi servido, com uma pequena salada, sopa, pães e o prato principal, tudo acompanhado de bebidas. A sobremesa tinha como opção o cheesecake e sorvete, escolhi as duas, hahaha, ainda mais que o sorvete era Haagen-dazs, um dos melhores de todos.
Jantar a bordo - Business class
Sobremesa voo Latam
Após o jantar, as comissárias nos entregaram o menu para o café, dentre os muito produtos que haviam, você deveria marcar aqueles que desejava, assim como definir se queria ser acordado ou não durante o momento do café. Na manhã seguinte, os que assim escolheram, foram acordados para tomar café, no meu caso, escolhi ovos mexidos com champignon, cupcake, salada de frutas, iogurte, pães e bebida quente.
Menu para o café da manhã
Menu para o café da manhã preenchido
Café da manhã a bordo
Não tem nem como comparar o serviço da Delta que usei na ida com o da Latam na volta, o primeiro foi muito melhor. Outro ponto a destacar era quanto aos banheiros, apesar de exclusivos da executiva, os mesmos eram bem simples e mais pareciam da classe econômica, mas ainda assim estavam sempre limpos. Após o desembarque foi uma odisseia para chegar ate a imigração do aeroporto do Galeão, em fim de reformas para as olimpíadas, contudo o voo foi satisfatório, assim como o serviço da Latam.
Banheiro da Business class cabin 
·  Amenity Kit: 9,0
·  Poltrona: 8,5
·  Entretenimento de bordo: 8,5
·  Atendimento: 8,0
·  Refeição: 8,0

·  Embarque: 7,5
·  Média: 8,2

          Até o próximo post!! 

Acompanhe nosso facebook: Aleh Vieira

          Página no face: https://www.facebook.com/namochiladealeh/

Siga também nosso instagram: @namochiladealeh

Adicione nosso snapchat: namochiladealeh

Nenhum comentário:

Postar um comentário