domingo, 22 de fevereiro de 2015

Emporio Acapulco – o hotel do Chaves

Quando comprei minha passagem para o México num impulso louco de uma tarifa super boa divulgada pelo site mais acessado do meu navegador de internet (melhores destinos), imediatamente a lembrança do Chaves e de Acapulco vieram na minha mente, mesmo Cancún sendo o destino de praia mais famoso do México em momento algum pensei em trocar, afinal de contas, quem é fã do Chaves sabe o que significa Acapulco.

Vista de Acapulco do 10º andar do Hotel Emporio
Depois que a viagem foi decidida e planejada era hora de conseguir um hotel em Acapulco, procurei muitos, mas o que queria mesmo era o hotel do Chaves, como o orçamento de mochileiro nunca é muito grande, eu meio que esqueci essa ideia, mas, eis que surge o Hotel Emporio Acapulco por um preço bem legal, lendo as avaliações e comodidades do hotel acabei descobrindo que era o mesmo hotel do Chaves, só que agora com um nome diferente e sob nova direção, nem pensei duas vezes, reservas feitas e um sonho quase realizado.

Vista do quarto do Hotel Emporio
Na época em que o seriado foi filmado o nome era Hotel Continental, no entanto, percebemos ao chegar que a entrada era a mesma, exatamente como há muitos anos atrás, até a porta giratória onde o Chaves fica preso ao entrar estava lá. Chegamos em Acapulco por volta de 4:30 da manhã vindo de ônibus da Cidade do México, uma recepcionista extremamente simpática me atendeu e disse que infelizmente só poderia liberar o check-in às 7:00 da manhã, quando ela disse isso eu quase não acreditei, era bom demais para ser verdade, geralmente os hotéis só liberam check-in no máximo depois do 10:00 e na maioria dos casos depois do meio dia. Dessa forma a espera pela recepção imensa do hotel foi muito prazerosa, uma vez que já foi possível conhecer um pouco do lugar.

Entrada do Hotel
Entrada do Hotel
Porta giratória onde Chaves ficou preso..rsrs..
Depois do check-in outra surpresa, o quarto ficava no 8º andar e era com vista para o mar, que fica logo em frente. A saída do hotel já é na areia da praia de Acapulco, simplesmente lindo, tirei milhares de fotos antes mesmo de me instalar no quarto e ainda com o dia sem ter amanhecido direito, o sol só aparece mesmo depois de 8:00 nessa época do ano (outubro). O quarto era gigante, com duas camas de casal, banheiro enorme, sacada com mesa e cadeiras, utensílios de cozinha, enfim, muito cômodo e com um preço bom, pegamos uma tarifa que ficou R$ 90,00 por pessoa a diária ainda com a possibilidade de ficarem quarto em um só quarto pagando no caso a metade do preço por pessoa.

Quarto do Hotel para até 4 pessoas
Quarto do Hotel para até 4 pessoas
Banheiro pra lá de bom 

Banheiro pra lá de bom 
Vista de cima a área de lazer do hotel é muito convidativa, hoje está diferente de como era na época do seriado, mas ainda assim é possível ficar o dia inteiro aproveitando as comodidades do hotel, muitas piscinas, áreas de descanso e se porventura quiser ir ate a praia é só passar pelo portão e aproveitar o mar de Acapulco, o hotel ainda disponibiliza toalhas para serem levadas para a praia ou até mesmo usar na piscina.


Área de lazer no hotel
Área de lazer no hotel
Área de lazer no hotel
No hotel tem serviço de café da manhã e refeições, no entanto, nenhum deles esta incluído na diária, e os preços são bem salgados, mas isso não confere problema algum, pois bem em frente ao hotel tem um monte de restaurantes que oferecem todas as refeições a um preço bom, sem contar que também em frente está um shopping com muitas opções para lazer, compras e refeições também, ou seja, o hotel é, além de tudo, muito bem localizado. 

Shopping em frente ao hotel - muita comodidade
Recomendo muito este hotel em Acapulco, além de todas as facilidades, trata-se de um local histórico para quem curte o Chaves, um detalhe que só fiquei sabendo depois que voltei é que no hotel tem uma sala especial sobre a gravação que foi feita por lá, confesso que andei tudo e não a vi, mas deve estar lá mesmo. Talvez na próxima visita.
Aleh.. 

Curta nossa página no Face: facebook.com/namochiladealeh

Siga também nosso instagram: @namochiladealeh

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

A melhor forma de conhecer Acapulco – um city tour guiado

Sempre digo que os tours em grupo não são a melhor forma de se conhecer uma cidade ou fazer um passeio, procuro correr o máximo que posso dessa estratégia, mas em Acapulco tudo é diferente. Como só tínhamos 2 dia inteiros na cidade e éramos três pessoas viajando juntas, decidimos contratar um serviço de city tour para podermos conhecer o que tinha de melhor na cidade e ainda ouvir sobre a história local, felizmente nossa decisão foi acertada, o passeio foi excelente e éramos só nós 3 dispondo de um guia muito gente boa. Por sorte consegui encontrar essa agência na internet (Acapulcoforall), o serviço deles é de qualidade e ainda do Brasil eu já estabeleci contato e deixei tudo acertado, super recomendo essa empresa.

Baía de Acapulco
Marcamos com Sebástian (nosso guia) para o meio dia, por sugestão dele, pois assim daria tempo suficiente para vermos a exibição das 13:00 dos saltadores do penhasco de La Quebrada. No horário marcado o guia estava no lobby do hotel a nossa espera para começarmos a ver o que Acapulco tinha de bom. Fomos com Sebástian de Van e enquanto rodávamos pela cidade ele conversava conosco contando coisas sobre Acapulco e o México, nosso primeiro local de visita foi a famosa La Quebrada, onde os “malucos” saltadores do penhasco se atiram morro abaixo na água, um espetáculo tão bonito quanto perigoso, vale muito a pena ir. É simplesmente fantástico! O lugar é lindo e você pode ficar bem perto do local onde eles saltam e os ingressos para ver o show já está incluso no valor do city tour que nos custou U$35,00 por pessoa. 

La Quebrada - local onde se faz os saltos do penhasco


Depois de quase uma hora de show nós partimos por ruas bem estreitas até o Mural de Diogo Rivera, trata-se na verdade da antiga casa de Dolores Olmedo, uma das amantes ou ex-mulheres de Diogo Rivera, não entendi muito bem, em que ele fez uma obra de arte na frente no intuito de pedi-la em casamento ou reconciliação, o que sei é que a obra é bem bonita e Sebástian contou a história de forma bem jocoso o que prendeu muito nossa atenção, mas não o suficiente para eu lembrar alguns meses depois.

Mural de Diogo Rivera na parte histórica de Acapulco
Mural de Diogo Rivera na parte histórica de Acapulco
A próxima atração foi o Hotel Flamingo, muito famoso na cidade por já ter servido de cenário para muitos filmes e hospedagem de atores Hollywoodianos, existem muitas fotos nesse local de um monte desses das antigas, não prestei muita atenção em quais eram pois conhecia muito pouco deles. Mas o que chama mais a atenção nesse local é a vista maravilhosa do pacífico e do outro lado da baía de Acapulco, simplesmente encantador o local e que dificilmente alguém visitaria se não fosse num tour como esse. 

Vista do Hotel Flamigo
Hotel Flamigo
Vista do Hotel Flamigo
Terminada essa parte Sebástian praticamente atravessou a cidade e nos levou até a Capilla de la Paz, no extremo oposto da baía, mas antes disso passamos em uma loja de artesanatos e joias bem caras, aquela atração do tipo pega turista, felizmente não colou conosco e ainda de cortesia do local tomamos uma piña colada. Finalizando, na Capilla de la Paz, um dos locais mais altos de Acapulco, foi possível novamente ter uma vista fantástica da cidade, a Capilla foi construída por moradores bem antigos que primeiramente desbravaram aquela parte da Acapulco no intuito de cultuar suas divindades sem ter que descer até a parte baixa, muito legal a visita e totalmente gratuita a entrada. Nessa região também estão concentradas algumas casas de famosos que de tempos em tempos passam uma temporada em Acapulco, como é o caso de Henrique Iglesias que tem sua casa bem na esquina que dá acesso à capela. 

Vista do Capilla de la Paz
Capilla de la Paz
Casa de Henrique Iglesias no arredores da Capilla de la Paz
O tour se encerra por volta de 16:30 e nessa época do ano (outubro)  o sol só se põe depois das 19:00 sobrando ainda um pouco mais de tempo para andar pelas ruas e explorar um pouco mais da cidade. Se você for a Acapulco, não deixe de contratar esse city tour e ter Sebástian como guia para uma impressão única da cidade.

Pôr do sol em Acapulco
Pôr do sol em Acapulco
Se for ao México não deixe de ir a Acapulco, garanto que vai passar dias inesquecíveis nesse paraíso ensolarado.
Até a próxima!! Aleh..

Curta nossa página no Face: facebook.com/namochiladealeh

Siga também nosso instagram: @namochiladealeh

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Os encantos da famosa Acapulco del Chaves

Difícil falar de Acapulco sem automaticamente recordar os episódios do seriado mexicano do Chaves que tiveram a cidade como cenário, se o seriado fez sucesso no Brasil o mesmo podemos dizer da cidade que desde então faz parte das fantasias e dos desejos de férias de muitos dos fãs do Chaves. Não tão badalada como Cancún, no extremo oposto do país, mas a fama de Acapulco não é à toa, a cidade é de fato ensolarada o ano todo e todos os dias recebe inúmeros turistas proveniente das mais diversas partes do mundo, em busca de sol, atmosfera tranquila e agradável para uns dias de descanso e muitas opções de passeios, tendo sempre a praia belíssima como parte deles.

Pelas ruas de Acapulco
Vista da baía semicircular de Acapulco
Vista do 10º andar do hotel Emporio Acapulco
A cidade fica no sudoeste do México no estado de Guerrero e forma uma baía semicircular que por vezes impede a entrada das correntes de ar provenientes do oceano o que deixa o local um pouco abafado. A infraestrutura é muito boa para receber os visitantes com um aeroporto localizado bem perto da região central, além de um serviço de ônibus interestadual excelente com boa oferta de horários partindo da capital mexicana a preços muitos bons (R$150,00 ida e volta) e estradas em ótimo estado. Somado a isso uma grande rede de restaurantes, serviço de taxi com preço razoável, muitas praias lindas, hotéis excelentes, inclusive o hotel onde o Chaves ficou hospedado no seriado (Emporio Acapulco Hotel). O que deixa um pouco a desejar é o serviço de transporte público, mas como a cidade é pequena o bom mesmo é andar e explorar tudo caminhando para todos os lados.

Região de La Quebrada - os saltadores do penhasco

Dentre as principais atrações podemos citar as praias, que são lindas e com águas claras quase todo o tempo, ainda tem a Ilha La Roqueta que fica bem próxima de Acapulco, os saltadores do penhasco em La Quebrada, o Parque Papagayo. Já a parte cultural fica por conta dos murais de Diogo Rivera, o Hotel Flamingo, A Capilla de La Paz e a parte antiga de Acapulco, que apesar de não tão bonita como a parte mais moderna, está cercada de história local e com um bom guia muito pode ser aproveitado e conhecido deste destino impressionante.

Murais de Diogo Rivera na parte antiga de Acapulco
O mar sempre azul de Acapulco
Vista do alto da Capilla de la Paz

Comprar lembrancinhas e algo que não pode faltar em uma viagem, ainda mais em um local tão especial como é Acapulco, nesse quesito a cidade não deixa nada a desejar, existem muitas opções para compras e quase todas elas na avenida principal que é praticamente a orla. Seguindo para o lado sul você encontra um mercado com muitas lojinhas e todo o tipo de artesanato local, alguns bem bonitos e com preços muito bons. Já no lado norte você tem mais opções, caminhando um pouquinho mais à sua direita você verá um complexo de lojinhas com quase tudo que você já viu no outro lado, porém com preços muito variados, a regra é: pechinche bastante, assim como no Peru, os mexicanos não se importam em regatear o preço, acabei comprando algo que a principio custava MXP 200,00 e saiu a MXP 120,00 no entanto, quando cheguei em outra loja a vendedora me deu um preço de MXP 80,00 

Loja Haverolandia - boa opção para compras

Ainda na direção sul mas à sua esquerda você encontra uma loja chamada Haverolândia com uma enormidade incrível de chaveiros e outros objetos de regalos a um preço muito bom. Um pouco mais a frente tem outro mercado, esse mais modesto com barraquinhas e bem perto da praia, nesse os preços são ainda melhores e uma caminhada pela praia pode fechar um belo dia em Acapulco.

Passeio de fim de tarde pelas praias de Acapulco

Então.. A fim de conhecer Acapulco? Garanto que não irá se arrepender..

Até a próxima!! Aleh..

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

10 motivos que farão você ter vontade de conhecer o México

Sempre que falamos em turismo no “primo pobre da América do Norte” uma série de incertezas e muitas vezes até preconceitos ditam o ritmo da conversa, mas o que muita gente desconhece é que o México pode ser um destino recheado de atrações fantásticas e oferece uma segurança maior até do que outros países da América Latina. O ideal mesmo é que cada um possa viver sua experiência e tirar as conclusões por si só, mas para quem ainda não foi e deseja ter acesso a algumas experiências vivenciadas vou listar abaixo os principais motivos que podem pender na hora de escolher esse país riquíssimo em cultura e simpatia para suas próximas férias.

A bela Cidade do México
- O México é um país muito barato quando comparado a destinos aqui na América, mesma na américa Latina, com menos de R$1.200,00 é possível passar 10 dais por lá sem precisar fazer tanta economia com hospedagem e alimentação, a menos que você vá ficar alguns dias em Cancun onde os preços são mais elevados.
 
- Apesar do que muita gente pensa o país é bem seguro, cidades como a capital Cidade do México, sua vizinha Puebla e a litorânea Acapulco podem ser transitados sem problemas maiores no que diz respeito a assaltos e cenas de violência. Além disso, o clima nesses locais não desperta o medo de se entregar com muitas reservas ao explorar os locais.

A ensolarada Acapulco
Cholula/Puebla - um lindo passeio histórico
- A frota de ônibus interestaduais do México é uma das melhores que já conheci. A empresa ADO, uma das maiores do país mantem ônibus com uma qualidade superior aquela que estamos acostumados no Brasil, uma viagem de 5 horas até Acapulco dispões de um ônibus do tipo executivo (diamante) que em muitos aspectos é melhor que uma viagem aérea.

Os confortáveis ônibus "diamante" - menos de 25 poltronas
Muito conforto e ainda tela individual de entretenimento
- As estradas e rodovias do México são muito boas, com inúmeras partes duplicadas, triplicadas e até mesmo múltiplas, até por que a quantidade de veículos no país assusta, principalmente na região metropolitana da capital federal, a terceira mais populosa do mundo. Sendo assim, o trânsito terrestre de uma cidade/estado a outra/outro é bem facilitado.

- Um dos inconvenientes que muita gente coloca como empecilho para visitar o México é quanto ao fato do excesso de pimenta que eles comem, na verdade isso não passa de mito. Sim, eles comem muita pimenta, porém existe uma infinidade de pratos que não necessariamente levam pimenta, claro que nos restaurantes ela está quase sempre na mesa, à sua espera, caso queira experimentar e saber de qual que é.

Tortillas, salada e feijão - nada de pimenta
Pães deliciosos no México
E claro que os famosos churros não poderiam faltar
- Se você é amante da leitura e domina o espanhol prepare-se para fazer excelentes compras em terras mexicanas, os livros são inacreditavelmente baratos quando comparados ao Brasil, minha sugestão é que você separe um espaço considerável na bagagem só para trazê-los, pois a quantidade que dá para comprar nas mais diversas lojas ou nas feiras livres que acontecem até mesmo na praça principal (Zocalo) é muito grande.

Feira de livros gigante na praça do Zocalo
- Com uma boa logística os destinos de praia como Acapulco e Cancún podem ser facilmente acessados de ônibus ou voos domésticos de custo relativamente baixo com a Aeromexico,

Acapulco e suas belas praias
- Se você é daqueles que não volta de uma viagem sem algumas lembrancinhas de artesanato local, no México você certamente voltará com muitas delas, além do artesanato ser extremamente bonito e bem feito o valor do mesmo é um dos melhores que já vi nas minhas andanças.

Artesanato bonito e muito barato
- A simpatia do povo mexicano e a solicitude deles faz com os turistas se sintam envolvidos e entusiasmados para explorar cada canto do país, aumentando assim a vontade de conhecer cada vez mais a história local.
10º - Na capital mexicana e também na demais cidades existe uma quantidade enorme de atrações gratuitas para preencher um roteiro animado de muitos dias, aliado a isso, as atrações pagas tem um valor bem camarada o que permite conhecer uma série de locais bem legais.

Palácio de Bellas Artes - visita gratuita
Então, vamos conhecer o México? Garanto que não vai se arrepender. Anote na sua lista de viagens e vá planejando...
Até a próxima!! Aleh..

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Como sair e chegar ao aeroporto da Cidade do México

Continuando a série de posts com dicas para se livrar daquele táxi indigesto do aeroporto até o centro da cidade, hoje vamos falar sobre como “sair dessa” na capital Mexicana. Alguns posts atrás falei a mesma coisa sobre como sair de PearsonAirport em Toronto, na ocasião disse o quão fácil e barato era ter acesso por meio do transporte público até a cidade canadense, felizmente no México o valor pago nesse trajeto também cabe no bolso dos mochileiros de plantão, mas o serviço está longe de oferecer o mesmo conforto daquele encontrado no Canadá, porém já começar uma mochilada salvando uma grana ajuda bastante.

Saguão do aeroporto da capital mexicana
Estação do metrô da Cidade do México
No terminal de desembarque internacional você vai se deparar com muitas portas de saída no aeroporto e todas elas numeradas, saindo pela porta 3 você vira a esquerda, anda um pouquinho e logo verá a entrada para a estação de metro (Terminal Aerea) e já na entrada você adquiri os tickets que custam MXP 5,00 ou seja, menos de R$1,00, isso mesmo, menos de um real para sair do aeroporto até o centro da Cidade do México de metrô, minha dica é que você já adquira alguns tickets antecipadamente, pois a esse preço você vai sem duvida usar bastante esse serviço. 


O estranho trem do metrô da cidade do México
Estação de Observatório na Cidade do México
Feito isso você toma o metrô linha 5 com direção a estação de Pantitlan, onde você deve transferir para a linha 9 com destino a Chabacano, em seguida outra mudança, dessa vez para a linha 2 com direção a Zocalo, estação que tem como saída exatamente a praça do Zocalo, a mais central de todas, e de lá você tem acesso a quase toda a cidade, mas provavelmente seu hotel deve estar nessa região, visto que e uma das mais convenientes para se hospedar.

Mapa das linhas do metrô na Cidade do México - Foto: divulgação
Apesar de toda essa economia alguns detalhes do serviço de metrô na capital mexicana devem ser explicitados: o mesmo está, na maioria das vezes, bem cheio; é composto por muitas linhas, pois a cidade é enorme; o número de vendedores ambulantes e artistas de rua dentro dos vagões vendendo coisas e fazendo apresentações em troca de dinheiro é muito grande; além disso a quantidade de baldeações a se fazer é elevada, mas geralmente você consegue ir a todos os locais usando esse serviço. Se por acaso você estiver viajando com muitas malas eu sugiro que você pegue um táxi, algo em torno de MXP 200,00 mais ou menos R$ 40,00. Em virtude das mudanças de linhas serem complicadas devido ao fato de se andar muito de um lado para o outro e pelo enorme movimento dos metrôs na cidade, fora isso é muito tranquilo para quem viaja de mochila ou com pouca coisa.

Estações bem movimentadas
Outra dica legal é procurar resolver algumas pendências antes de sair do aeroporto, como é o caso de sacar dinheiro nos caixas ATM caso você utilize esse serviço, eu encontrei um caixa do Banco Bancomer que me permitiu efetuar o saque, mas muitos outros estão espalhados pelo aeroporto também, além de muitas casas de câmbio, mas nesse caso, o mais favorável e deixar para trocar no centro (Rua Madero) onde a cotação é bem melhor. Aproveite também para comprar as passagens de ônibus se você for fazer uma trecho interno usando esse serviço, a empresa ADO é uma das principais no país e possui uma frota de ônibus muito confortável, além disso as estradas mexicanas são muito boas, meu trecho da capital para Acapulco foi uma das melhores viagens de ônibus que já fiz na vida. 

Caixa eletrônico do Bancomer no aeroporto
Peso Mexicano - a moeda do México
Espero que as informações sejam úteis para aqueles que visitarão o México em breve.
Até a próxima!! Aleh...