sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A impressionante vista das Pirâmides de Teotihuacán no México


Desde que cheguei a Cidade do México o desejo de ir ver as pirâmides era muito grande, por conta de alguns ajustes e melhor logística no roteiro, a visita acabou ficando para o fim da viagem, mas nada que tirasse o prazer e o brilho dessa majestosa atração em terras Maias. As ruínas da cidade de Teotihuacán são o sítio arqueológico mais visitado do México, a enorme Pirâmide do Sol, a bela Pirâmide da Lua e suas construções adjacentes assim como a Calle de los Muertos (Avenida dos Mortos) levam milhares de pessoas todos os dias à zona arqueológica. 

Entrada do Sítio Arqueológico de Teotihuacán
Calle de los Muertos com a Pirâmide da Lua no fim
Muita gente faz o esquema de tour para ir até Teotihuacán, mas como sou meio avesso a esse molde de tour em grupo, preferi ir por conta própria mesmo, até porque, sai muito mais barato, você fica o tempo que quiser e consegue chegar mais cedo, antes do sol castigar muito, e lá contrata um guia local. Quando se vai com tour geralmente os guias passam primeira na Praça das Três Culturas e no Santuário da Virgem de Guadalupe, chegando nas pirâmides depois do meio dia, quando já está ainda mais apinhada de gente visitando. 

Caminhando para a Pirâmide do Sol
Vista da Calle de los Muertos do alto
Para chegar até lá você pode fazer da seguinte forma: pegue o metrô no Zócalo, troque para a linha 3 em Hidlago, vá até La Raza  e mude mais uma vez para a linha 5 até a Estaçào Autobuses del Norte. Nesta estação funciona um terminal de mesmo nome que te leva a muitos locais, próximo do portão 8 você encontra uma empresa que vende as passagens de ônibus até as pirâmides, custa 42,00 Pesos Mexicanos (MXP) o trecho. O ônibus não é dos mais confortáveis, mas em cerca de 1 hora você chega ao destino onde pode compra os tickets (MXP 59,00) e ter acesso ao maravilhoso templo das pirâmides. Indo no esquema de tour você deve gastar no mínimo U$50,00.
O local abrange uma área total de 83 quilômetros quadrados e foi designado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1987. As pirâmides impressionam pelo tamanho e beleza, como entrei pela porta 3 estava mais próximo da Pirâmide do Sol, já a Pirâmide da Lua encontra-se no final da Calle de los Muertos que tem cerca de 4 km de extensão e é toda cercada por pirâmides menores e ruínas do que outrora fora uma das mais importantes cidades pré-colombianas tendo o início da sua construção em 100 a.C.

Pirâmide do Sol
Vista do alto da Pirâmide do Sol com a da Lua a frente
Dizem que o melhor é subir primeiro na da Lua para retirar as energias negativas e em seguida ir na do Sol para se encher de energia boa, no entanto, devido a posição de entrada e o medo de não sobrar fôlego para subir a do Sol depois do trajeto pela avenida e subida na da Lua, foi o jeito deixar a superstição de lado e subir primeiro na Pirâmide do sol, e de fato a subida é extremamente cansativa. A elevada altitude, os muitos degraus e o calor intenso fazem da subida  um desafio e tanto, mas recompensado pela fantástica vista do alto da pirâmide.

Do alto da Pirâmide do Sol
Dureza para escalar a Pirâmide do Sol
Energizando no centro exato da Pirâmide do Sol
Apreciando a Pirâmide da Lua
Depois de descer "energizado do Sol" caminhei pela Calle de los Muertos  até Pirâmide da Lua, bem menor e com uma região mais no alto impossibilitada de ter acesso por conta de ainda estarem pesquisando no local, a subida é bem mais tranquila, mas a vista também é surpreendente, é possível ver quase todo o sítio arqueológico lá de cima em um visão panorâmica, muito legal. 

Pirâmide da Lua
Vista panorâmica do sitio do alto Pirâmide da Lua
Desde o momento que entrar nas ruínas uma série de ambulantes vão te parar querendo vender todo tipo de coisas com as formas de pagamento nas mais variadas moedas, os produtos são de qualidade, mas os preços não muito bons, minha dica é: deixe para comprar em uma das portas de saída que tem muitas lojinhas com os mesmos produtos e uma possibilidade bem maior de negociação dos preços.

No alto da Pirâmide do Sol
Vamos para a Pirâmide do Sol
Selfie do alto da Pirâmide da Lua
Se pretende ir até o México não deixe de visitar essas pirâmides fascinantes.
Até a próxima!! Aleh

Nenhum comentário:

Postar um comentário