sábado, 11 de julho de 2015

As praias de Noronha: Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e Praia do Bode

Com um nome um tanto quanto estranho, a praia da Cacimba do Padre é famosa pelas competições de Surf que ocorrem anualmente na ilha, na primeira vista que se tem da praia já se pode ter noção dos motivos pelos quais ela foi escolhida para a prática do esporte, o lugar é deslumbrante, águas azuis, areia branquinha e as ondas em alguns momentos assustam, tanto pelo tamanho quanto pela força. Outro atrativo é a localização da praia que está aos pés do Morro dois irmãos, talvez um dos pontos mais bonitos e conhecidos de Fernando de Noronha, tanto é que na maioria das fotos de divulgação da ilha pernambucana o que aparece sãos os “morros gêmeos”.

Panorâmica da Cacimba do Padre 
Mirante do Morro Dois Irmãos 
Não se trata de uma praia muito grande, em poucos minutos você pode ir de lado ao outro, na lateral direita ela faz divisa com a Praia do Bode e na parte esquerda limita-se com a fantástica Baía dos Porcos. Dificilmente você encontrará uma sombra nessa praia para ficar por horas, então, o recomendado é alugar algumas cadeiras e um guarda-sol, logo na chegada da areia você verá com certeza alguém te oferecendo esse serviço. Diferente do Sancho, na Cacimba do Padre você pode almoçar e a melhor, talvez única opção, seja a Barraca das Gêmeas na entrada da Cacimba do Padre, lá e servido o peixe assado na folha da bananeira, muito famoso e recomendado por todos, como o peixe demora cerca de 1 hora para ficar pronto, você pode fazer o pedido, aproveitar mais a praia e em seguida voltar para almoçar.

Cacimba do Padre vista do alto 
Morro Dois Irmãos no nível da praia 
Cacimba do Padre em direção à Praia do Bode
   
Como dito acima, do lado esquerdo da Cacimba do Padre está a Baía dos Porcos e entre um local e o outro você acaba subindo em um mirante para ambas as praias, depois de subir o difícil e descer, confesso que perdi muito tempo comtemplando as duas praias, sem saber para qual lado ao certo olhar direito e também olhando o Morro Dois Irmãos bem a frente. 

As belas águas da Baía dos Porcos
Baía dos Porcos com a maré baixa
Panorâmica da Baía dos Porcos
Para chegar até a Baía dos Porcos eu precisava descer do mirante e só por esse motivos desci, pois o local impressiona pela beleza, na parte de baixo a Baía é igualmente bonita, com o mar bem mais calmo e excelente para tomar banho, principalmente na maré baixa. Outro detalhe legal dessa praia é que com a baixa da maré um monte de piscinas naturais se formam e uma delas em especial estava interditada devido a proliferação de corais, uma cena espetacular, a força e a beleza da natureza se manifestando mesmo nos menores ambientes.

Trilha para a Baía dos Porcos
Baía dos Porcos com a maré baixa
Uma das muitas piscinas naturais da Baía dos Porcos 
Baía dos Porcos vista do mirante
No lado direito da Cacimba está a Praia do Bode, um pouco mais reservada e sem a badalação das demais, com águas igualmente limpas e um pouco mais calmas, ideal para banhistas e também para aqueles que desejam “se esconder” um pouco mais das aglomerações e fazer um passeio um pouco sossegado. Dessa praia, na maré baixa, é possível seguir caminhado pela areia até chegar nas praias próximas à Vila dos Remédios: Praia da Conceição e do Cachorro por exemplo. Infelizmente não consegui fazer o trajeto pois a chuva apareceu de repente e tornou tudo inviável.

Praia do Bode com a maré subindo
As ondas mais calmas da Praia do Bode 
Vista do Morro Dois Irmãos a partir da Praia do Bode 
E choveu na Praia do Bode 

 Até a próxima!! Com ainda mais de Noronha. Aleh..

Curta nossa página no Face: facebook.com/namochiladealeh

Siga também nosso instagram: @namochiladealeh

terça-feira, 7 de julho de 2015

As praias de Noronha: Praia do Sancho, a mais bonita do Brasil

De acordo com votação popular do site especializado em viagens Tripadvisor.com a praia do Sancho foi considerada a mais bonita do país, e não é nenhum exagero, não há quem não fique encantado com tamanha beleza natural. Se ao nível do mar a vista já é espetacular, imagine do alto, olhando de um dos seus mirantes que ainda de quebra te dá uma imagem perfeita do Morro Dois Írmãos e da Baía dos Porcos logo ao lado

Praia do Sancho - vista do alto do mirante
Baía dos Porcos com o Morro Dois Irmãos ao fundo
Para ter acesso a essa praia é necessário estar de posse do cartão de acesso ao Parque Nacional Marinho, a entrada é feita pelo PIC Golfinho-Sancho, onde na chegada você apresenta ou adquire na hora o seu cartão e ainda dá uma olhada nos souvenires da ilha. Além disso, pode comprar um lanche ou água para o tempo que for ficar por lá, perto da praia não há nada para vender. Você tem duas opções para conhecer a região, a primeira é andando pela passarelas feitas de plástico reciclado por uns 900 metros até o Mirante da Baía dos Golfinhos, o mirante tem uma vista linda, mas dificilmente você verá golfinhos de lá. 

Passarelas de acesso até a praia
Passarelas ecológicas
Mirante da Baía dos Golfinhos
Mirante da Baía dos Golfinhos
Depois disso você faz uma pequena trilha por dentro da  mata que é bem bacana e chega até a parte alta da Baía do Sancho, de longe você já tem a ideia exata de por que essa praia é tão especial, águas lindas.

Trilha da Baía dos Golfinhos
Praia do Sancho vista da trilha da Baía dos Golfinhos
Neste ponto está uma escada de poucos degraus dentro da fenda de uma rocha que te leva até a parte de baixo, depois de alguns segundos de claustrofobia é só descer outros degraus, estes escavados na terra e em meio a algumas rochas, para enfim chegar até as areias da Praia do Sancho. 

Escada "na rocha" para acesso à Praia do Sancho
Escadas de acesso às areias do Sancho
 Praia do Sancho
Não se trata de uma praia grande, em alguns minutos você consegue percorrê-la de um lado a outro, no entanto, com o passar do dia ela vai enchendo, tanto de pessoas, quanto a maré, então, o mehor é achar uma sombra disponível junto às falésias e aproveitar o que o Sancho tem de melhor: águas claras, limpas, areia branquinha e muita tranquilidade junto a natureza.

Panorâmica do Sancho
Facilmente você verá muitos peixes na beira da praia, por vezes até mesmo arraias e tubarões, sem nenhum risco de ataque a banhistas. Se curte observar embaixo d'água não deixe de levar um snorkel e aproveitar tudo que a praia tem a te oferecer.

Praia do Sancho - vista do alto do mirante
Outra opção para chegar ao Sancho partindo do PIC é pegando a parte mais curta das passarelas que tem apenas 300 metros de distância, dessa forma chega-se mais rápido na praia "pulando" a parte da Baía dos Golfinhos que pode ser feita na volta, visto que o caminho também te levará até o ponto de entrada/saída. Foi exatamente assim que fiz quando estive por lá, no entanto, antes mesmo de descer a escada para a praia do Sancho eu continue caminhando pela passarela e antes de qualquer coisa tive as primeiras e lindas impressões do alto que tranquilamente dá para ficar apreciando por horas.

Vista do alto do Forte São João Batista
Praia do Sancho em dias de águas nada calmas

Andando um pouco mais você chega ao Mirante Dois Írmãos e ao Forte de São João Batista, de onde são tiradas as fotos célebres da ilha, de ambos você tem uma das vistas mais perfeitas de toda a ilha de Fernando de Noronha, o Morro Dois Irmãos estã logo atrás e um pouco mais à frente a Baía dos Porcos, além de ter do lado esquerdo um pouco mais da Praia do Sancho, enfim para todo lado que você virar sua máquina fotográfica é certeza de uma foto deslumbrante, tamanha a beleza do lugar.

Vista do alto do Mirante Dois Irmãos
Praia do Sancho em dias de águas nada calmas
Até a próxima!! Com muito mais de Noronha. Aleh..

Curta nossa página no Face: facebook.com/namochiladealeh

Siga também nosso instagram: @namochiladealeh